Topo

Estados de Virgínia e Maryland se preparam para chegada do furacão Sandy

28/10/2012 15h41

Washington, 28 out (EFE).- As autoridades de Maryland ordenaram a desocupação dos imóveis situados nas partes vulneráveis da cidade de Ocean City, enquanto o estado da Virgínia se prepara para receber as primeiras fortes chuvas do furacão Sandy, que segue em direção à costa leste dos Estados Unidos.

As autoridades de Ocean City, uma cidade litorânea de Maryland que se encontra na esperada rota do furacão Sandy, ordenaram a desocupação obrigatória dos imóveis próximos ao mar. Segundo a imprensa local, um ônibus estão levando os moradores para abrigos provisórios.

O Centro Nacional de Furacões informou que o furacão Sandy, com ventos de 120 km/h, chegará nesta noite à costa leste dos EUA e, previsivelmente, passará com uma frente de baixa pressão que o fortalecerá antes de sua chegada na área de Nova Jersey e outros estados próximos, prevista para ocorrer na noite de segunda-feira.

Em seu último boletim, o das 13h (de Brasília), o organismo alertou que Sandy é agora um furacão de categoria 1 (sobre um máximo de 5) na escala de Saffir-Simpson e produzirá inundações perigosas no litoral central do Atlântico.

Segundo os dados da FlightAware, mais de 700 voos já foram cancelados neste domingo no litoral nordeste dos Estados Unidos, enquanto milhares de aviões ficaram em terra nesta segunda-feira por conta das más condições climáticas.

O aeroporto de Newark cancelou mais de 700 voos que estavam previstos para segunda-feira, enquanto o de Washington-Dulles suspedeu mais de 400 conexões, grande parte com destino à Filadélfia.

Por sua parte, a cidade de Richmond e Norfolk, no sul da Virgínia, esperam receber nesta noite as primeiras precipitações sustentadas e fortes ventos.

Em Ocean City, as inundações já começaram a ser registradas, e as autoridades locais não quiseram esperar mais para tomar as precauções perante a chegada de uma tempestade que ameaça deixar milhões de lares sem luz, segundo o Centro Nacional de Furacões.

A companhia elétrica Pepco chamou reforços de outras zonas do país para que estejam preparados para reparar os cortes de eletricidade, enquanto nos supermercados as águas engarrafadas e as baterias já começam a ficar escassas.

Sacos de areia também já foram empilhados em zonas vulneráveis de Washington e cidades litorâneas, como Alexandria, na Virgínia, para evitar os transbordamentos com a alta do nível das águas.

A Guarda Nacional na Virgínia possui 500 soldados para atuar em resgates e ajudar a restaurar as infraestruturas básicas nas regiões afetadas.