Topo

Pernambuco e RS recebem prêmio do BID por inovação governamental

16/01/2014 00h43

Washington, 15 jan (EFE).- O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concedeu nesta quarta-feira os prêmios "GovernArte, a arte do bom governo", para os estado de Pernambuco e Rio Grande do Sul, além de outras regiões de Argentina e México, por seus programas de eficiência administrativa e em matéria de segurança pública.

Pernambuco foi premiado na categoria de "Governo Inteligente", junto com os estados de Puebla e Colima, no México.

Já na categoria de "Governo Seguro", o estado do nordeste também foi agraciado, juntamente com o Rio Grande do Sul e a província de Santa Fé, na Argentina.

Os governadores de cada um dos estados e da província de Santa Fé, com exceção de Puebla, representada por um delegado do governo estadual, explicaram os projetos pelos quais receberam os prêmios, entregues pelo presidente do BID, o colombiano Luis Alberto Moreno.

Os ganhadores do prêmio promoveram iniciativas para analisar as reivindicações dos cidadãos com limitações orçamentárias muito estritas, proporcionando serviços variados, desde o processamento de carteiras de habilitação para motoristas até a realização de consultas públicas em matéria de segurança.

Eduardo Campos, governador de Pernambuco, enfatizou a necessidade de "simplificar" os processos burocráticos para repercutir de forma positiva em todos os aspectos da vida, "inclusive economizar papel graças ao uso da tecnologia e ajudar ao meio ambiente".

Campos destacou a necessidade de "economizar recursos" com a dupla vantagem de multiplicar o acesso dos serviços.

Em sua primeira edição, o "GovernArte" recebeu 71 solicitações de 30 entidades regionais de Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile. Destes, 55 cumpriram com os requisitos do prêmio e foram avaliados por um painel de especialistas externos.

Os agraciados receberam um selo de reconhecimento à qualidade de seu trabalho e seus projetos serão utilizados como modelo para outras regiões da América Latina.