Topo

EUA fornecem armas diretamente à milícia curda, segundo imprensa americana

11/08/2014 11h58

Washington, 11 ago (EFE).- Os Estados Unidos começaram a fornecer diretamente armamento para a milícia curda Peshmerga, que combate os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, segundo informou nesta segunda-feira a imprensa americana.

A rede de televisão "NBC", que cita como fonte funcionários governamentais, disse que até agora os Estados Unidos estavam enviando armamento e munição aos curdos "por meio do governo iraquiano em Bagdá".

"A revelação de que a CIA (agência de inteligência americana) envia armas diretamente para as forças curdas surge enquanto os Estados Unidos seguem realizando ataques aéreos contra posições do EI", acrescentou a "NBC".

As fontes disseram que a CIA envia aos peshmergas "uma variedade de armamento, incluídas armas pequenas e lança-granadas".

"Além disso, os ataques aéreos autorizados pelo presidente Barack Obama continuarão, segundo os funcionários, para emparelhar as condições de enfrentamento entre as forças curdas, superadas em armamento, e os combatentes de EI", acrescentou a emissora.

O presidente da região autônoma do Curdistão, Massoud Barzani, pediu recentemente para que a "comunidade internacional" forneça armas e munição para o grupo poder combater e derrotar os jihadistas do EI.

Neste domingo, as forças curdas recuperaram o controle de duas localidades ocupadas pelos combatentes do EI após os ataques realizados por aviões dos EUA na região.