Topo

Milhares de opositores exigem a renúncia do primeiro-ministro do Paquistão

16/08/2014 10h44

Islamabad, 16 ago (EFE).- Milhares de simpatizantes dos partidos opositores se concentraram neste sábado em Islamabad para reivindicar a renúncia do primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif.

Os partidários das legendas Pakistan Tehreek-e-Insaf (PTI) e Pakistan Awami Tehreek (PAT) chegaram ontem à noite à capital paquistanesa em marchas que partiram, separadamente, na quinta-feira da cidade de Lahore, no leste do país, segundo o jornal "Dawn" e o canal de televisão "Geo".

As passeatas deram lugar a concentrações em reivindicação pela renúncia do primeiro-ministro e pela convocação de eleições antecipadas.

Os líderes do PTI, Imran Khan, e do PAT, o clérigo Tahirul Qadri, pretendem aproveitar o descontentamento da população pela crise energética, o aumento dos ataques insurgentes e a má situação da economia para forçar a renúncia do primeiro-ministro.

Sharif, da Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N), que conseguiu uma maioria histórica no ano passado, anunciou esta semana que pedirá ao Tribunal Supremo uma comissão que estude se houve fraude no pleito de maio de 2013.