Topo

Choques tribais na região de Darfur deixam 63 mortos

21/08/2014 05h08

Cartum, 21 ago (EFE).- Pelo menos 63 membros das tribos rivais roziqat e maalia morreram e outros 70 ficaram feridos em enfrentamentos na quarta-feira na região de Darfur, no oeste do Sudão, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes tribais.

Os choques motivados por uma antiga disputa pela propriedade de terras e pelo roubo de animais morreram 27 homens do clã maalia.

O hospital da província de Abu Yabera, habitada pelos roziqat, recebeu 36 cadáveres e 48 feridos dessa tribo.

Os confrontos explodiram há uma semana, dentro do mais longo conflito tribal de Darfur, que começou nos anos 50 por uma disputa de terras. Eles se agravaram nos últimos anos depois da descoberta de petróleo em áreas habitadas pelos maalia.

No domingo membros dessa tribo - a maioria estudantes - se manifestaram contra o parlamento sudanês em Cartum, para denunciar as agressões a seu clã pelos roziqat no leste de Darfur.

Segundo os manifestantes, os últimos choques, que em julho deixaram dezenas de mortos, se deveram ao roubo de camelos e asnos.

Mês passado representantes dos grupos fracassaram em conseguir uma reconciliação durante uma conferência realizada na província de Al Fula, capital do Estado de Kordofan Oeste, vizinha a Darfur.

O coordenador da ONU para Assuntos Humanitários, Ali al Zaatari, denunciou em entrevista coletiva na terça-feira em Cartum que Darfur viveu este ano o maior deslocamento de pessoas, cerca de 400 mil fugiram por causa dos conflitos tribais e armados.

Darfur sofre desde 2003 um conflito entre rebeldes e tropas sudanesas que já deixou mais de 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandoram suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.