Topo

Inundações na Índia deixam 14 crianças mortas em hospital

13/09/2014 04h32Atualizada em 13/09/2014 12h29

Nova Déli, 13 set (EFE).- Quatorze crianças, incluindo sete bebês, morreram em um hospital infantil em Srinagar, capital da Caxemira indiana, devido às maiores inundações vividas nesta região em um século, informaram neste sábado fontes oficiais.

As crianças morreram no hospital GB Pant, que pertence ao governo, informou uma fonte do governo sob a condição de anonimato à agência local "Ians".

Sete bebês, alguns com poucos dias de vida, morreram pela falta de oxigênio nas incubadoras por causa da queda de eletricidade, segundo a televisão "NDTV".

Os outros ainda não tiveram a causa da morte divulgada.

O Hospital GB Pant acolhia mais de 300 crianças doentes, que foram removidas pelo Exército nesta semana em embarcações. Muitas continuam em centros militares para serem buscadas pelos pais.

"Recebemos crianças que estavam sozinhas. Foram resgatadas. Estão em nosso hospital militar, alimentadas e esperamos que seus familiares venham buscá-las", disse uma oficial do Exército à "NDTV".

As fortes chuvas provocaram inundações sem precedentes na Caxemira indiana, e deixaram 75% de sua capital de verão, Srinagar, sob a água.

Nos últimos dias, conforme o nível baixa, apareceram 43 novos corpos, o que eleva o número de mortos para cerca de 250.

O Exército indiano lançou uma operação de auxílio que resgatou 100 mil pessoas, mas centenas de milhares continuam isoladas nas casas.

As operações de salvamento foram afetadas pelo bloqueio das estradas e das telecomunicações.

As inundações são frequentes no sudeste asiático na época de mais intensidade das chuvas de monção, entre julho e agosto, mas a força da chuva foi maior do que o normal nas zonas afetadas.