Topo

Polícia volta a retirar barreiras de manifestantes no centro de Hong Kong

14/10/2014 00h26

Hong Kong, 14 out (EFE).- A Polícia de Hong Kong começou nesta terça-feira a retirar várias barricadas montadas pelos manifestantes pró-democráticos em uma segunda operação para tentar restabelecer o tráfego nas zonas ocupadas há 17 dias.

Por volta de 5h30 no horário local (18h30 em Brasília), 250 agentes começaram a abrir caminho para os veículos no bairro de Causeway Bay, onde 50 manifestantes passaram a noite.

Os agentes criaram um cordão policial entre os ocupantes e as barricadas, enquanto outros limpavam as ruas.

Trata-se da segunda operação policial em dois dias para tentar restabelecer o trânsito na região após 17 dias de protestos em três pontos da cidade. No começo da manhã de ontem, um grupo de policiais retirou várias barreiras nos bairros de Admiratly e Mong Kok.

Horas depois da intervenção em Admiratly, onde se concentram os principais protestos, 500 opositores do movimento democrático entraram em conflito com os estudantes, tentando passar pelas barricadas.

Dois caminhões com guindastes e vários táxis se juntaram aos oposicionistas para liberar o tráfego na região. A confusão terminou com três pessoas detidas.

Os manifestantes reconstruíram as barreiras, utilizando em algumas delas cimento e andaimes de bambu.

Após a ação policial da manhã de hoje, o secretário-geral da Federação dos Estudantes de Hong Kong, uma das três organizações que lideram o protestos, Alex Chow, destacou que o movimento "Occupy" não vai se retirar do local.

Chow afirmou que teme novos enfrentamentos com opositores do movimento e a polícia no decorrer do dia.