Topo

Ataques rebeldes matam dois líderes jihadistas no Iraque

25/11/2014 10h47

Mossul (Iraque), 25 nov (EFE).- Dois líderes e um membro da inteligência do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nesta terça-feira em dois ataques efetuados por rebeldes no sul da cidade de Mossul, no Iraque, segundo um comunicado emitido por forças insurgentes.

Em mensagem divulgada pela internet, as chamadas "Brigadas de Mossul" explicaram que mataram o marroquino Abu Omar Saif Al Islam e o iraquiano Abu Ayub al Kurdi em um atentado com bomba no comboio em que os extremistas eram transportados.

O ataque, no qual também morreram dois ajudantes dos líderes jihadistas, foi realizado na região de Ain al Yahsh, no caminho para a região de Al Qayara, cerca de 15 quilômetros ao sul de Mossul, capital da província de Ninawa.

A explosão destruiu totalmente o veículo no qual os dirigentes e seus acompanhantes viajavam para o campo de treinamento militar Al Walid, situado na base de Al Qayara, onde supervisionavam a instrução dos novos voluntários do EI.

No mesmo comunicado, as "Brigadas de Mossul" informaram que seus combatentes mataram nesta terça-feira um membro dos serviços de inteligência do EI, identificado como Salah Hayam, apelidado "Hayam Saitana", na região de Rashm Hadid, ao sul de Mossul.

O extremista, que segundo os rebeldes era um dos principais responsáveis pela tortura e pelo assassinato de vários membros do Exército e da Polícia de Mossul, foi morto a tiros após sair de casa.

Bombardeios efetuados pela coalizão internacional nos arredores de Mossul na quarta-feira passada mataram um importante líder do EI, Raduan Taleb Hussein Al Hamduni.