Topo

Chuvas no sul da França obrigam centenas de pessoas a deixarem suas casas

Em Paris

30/11/2014 07h32

As fortes chuvas que nas últimas horas afetaram o sul da França, especialmente o litoral mediterrâneo e a região da fronteira com a Espanha, obrigaram a retirada de centenas de pessoas das áreas atingidas na madrugada e manhã deste domingo (30).

A administração da região dos Pirineus Orientais assinalou que, durante a noite, mais de 300 moradores foram retirados de suas casas, especialmente no litoral, como em Canet, Argelès sul Mer e Le Bacarès.

Desde que a frente fria começou a agir nos Pirineus Orientais, foram registradas precipitações de 258 litros por metro quadrado em Prats de Mollo, 231 litros em Le Perthus (população fronteiriça com a Espanha) e 206 litros em Fenouillet.

O prefeito de Port Vendres, Jean-Pierre Romero, afirmou em entrevista à emissora "France Info" que a região ficou alagada e foi necessário retirar os moradores de "um bairro inteiro", mas não foi possível levá-los aos ginásios porque eles também estavam alagados.

"Passamos uma noite de pesadelo", destacou Romero, que também informou sobre danos no porto, onde a água subiu até os píeres, e na estação: "Foi horrível, caíam cubos de água".

Na madrugada, o alerta vermelho por risco de inundações se estendeu a uma outra região, Aude, onde centenas de pessoas também foram evacuadas em Sigean.

Os serviços meteorológicos preveem precipitações muito fortes em toda essa região até a tarde deste domingo, razão pela qual as autoridades pediram aos habitantes que evitem usar automóveis.

Na noite de quinta para sexta-feira, quatro pessoas morreram por causa de enchentes na região de Var, também no litoral mediterrâneo francês, mas mais ao leste.