Topo

Papa Francisco chega às Filipinas, o país com mais católicos da Ásia

15/01/2015 08h47

Manila, 15 jan (EFE).- O papa Francisco chegou nesta quinta-feira às Filipinas, o país com maior número de católicos da Ásia, para uma visita na qual se prevê que milhões de cidadãos participem dos atos e sepultamentos programados.

O avião no qual viaja o santo padre aterrissou às 17h36 (horário local, 7h36 em Brasília) na base aérea de Villamor, em Manila, onde o esperam para recebê-lo o presidente filipino, Benigno Aquino III, vários membros de seu governo, assim como pelo arcebispo de Manila, Antonio Tagle, e pelo arcebispo de Lingayen-Dagupan, Sócrates Villegas.

Mais de mil crianças fizeram uma dança que deu o caráter festivo à recepção do pontífice nas Filipinas, nação que recebeu pela última vez a visita de um máximo representante da Igreja Católica em 1995.

Após a saída do aeroporto, o comboio do pontífice percorreu algumas das principais ruas da capital de caminho à Nunciatura (embaixada do Vaticano) de Manila, onde se alojará durante sua estadia no país.

As autoridades filipinas estimam que pelo menos meio milhão de pessoas foram receber o santo padre, cujo veículo avançou a cerca de 20 km/h.

Amanhã, Francisco deve comparecer ao palácio presidencial de Malacañang, onde se reunirá com Aquino e com autoridades locais.

Pouco depois, rezará sua primeira missa perante a presença de arcebispos, sacerdotes e devotos na Catedral da Imaculada Conceição de Manila, após o que se reunirá com famílias filipinas pobres.