Topo

Operação da PF contra contrabando vindo do Paraguai prende 29 pessoas

Em São Paulo

05/03/2015 13h46

Pelo menos 29 pessoas foram presas nesta quinta-feira (5) no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul acusadas de participar de uma rede de lavagem de dinheiro procedente do narcotráfico e de contrabando de mercadorias proveniente do Paraguai, informou a Polícia Federal.

A organização criminosa desmontada mobilizou cerca de US$ 200 milhões nos últimos cinco anos com a lavagem de dinheiro na fronteira entre Brasil e Paraguai, segundo um comunicado da PF.

O grupo utilizava contas bancárias de 87 empresas, muitas das quais eram fachadas para lavar o dinheiro do contrabando, principalmente de cigarros, explicou o delegado Ricardo Cubas César, em Foz do Iguaçu (Paraná).

Um professor universitário, um contrabandista e um empresário seriam os líderes da organização, que transportava dinheiro do contrabando arrecadado no Brasil para Ciudad del Este, no Paraguai, passando pela Ponte da Amizade, que une ambos os países.

A operação contra a organização criminosa, batizada de "Bemol", tinha como objetivo cumprir 68 ordens de apreensão e foi realizada simultaneamente nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.