Topo

Papa envia cardeal ao Iraque para que transmita sua proximidade a refugiados

27/03/2015 14h58

Cidade do Vaticano, 27 mar (EFE).- O papa Francisco pediu ao cardeal Fernando Filoni que viaje ao Iraque, como já fez em agosto, para transferir aos deslocados a proximidade e a solidariedade do pontífice, informou nesta sexta-feira o Vaticano.

"O papa Francisco não esquece as tantas famílias cristãs e outros grupos do Iraque, vítimas da expulsão de suas próprias casas e de seus próprios povos, em particular na cidade de Mossul e na planície de Ninawa, muitos dos quais se refugiaram na região autônoma do Curdistão iraquiano", afirmou a Santa Sé.

Por esta razão, Francisco enviará como emissário o cardeal Filoni, governador regional para a Evangelização dos Povos, a este país do Oriente Médio onde em agosto o mesmo fez chegar aos deslocados "o amor" do pontífice, além de um investimento em dinheiro não especificado.

"O papa reza por eles e espera que possam retornar em breve a sua própria vida nas terras e nos lugares onde, durante centenas de anos, mantiveram relações de boa convivência com todos", prossegue a nota.

"Na próxima Semana Santa, estas famílias compartilharão com Cristo a injusta violência (...) e participarão do dor do próprio Cristo".

Filoni viajará ao Iraque como "sinal de proximidade, de afeto, de união e de oração" com estas pessoas.

Por outro lado, a Santa Sé também anunciou que o papa Francisco não esquece "o sofrimento das famílias do norte da Nigéria", um país que atravessa seu momento mais dramático com milhares de assassinatos ao ano cometidos pelo grupo jihadista Boko Haram.

Também a estas famílias, o papa enviou uma mensagem de solidariedade e proximidade através da Conferência Episcopal local. EFE

lsc/ff