Topo

Terremoto que sacudiu Nepal deixa 51 mortos e 237 feridos na Índia

26/04/2015 03h46

Nova Délhi, 26 abr (EFE).- Pelo menos 51 pessoas morreram e 237 ficaram feridas na Índia por causa do terremoto com epicentro no Nepal que afetou também vários estados indianos, principalmente no norte do país, informaram neste domingo fontes oficiais.

As autoridades indianas iniciaram operações de resgate em estados como Bihar (norte), disse à Agência Efe o comandante nesta região da Força de Resposta de Desastres Nacionais (NDRF, em inglês), Vijay Sinha.

O porta-voz assegurou desconhecer o número exato de afetados pelo tremor de terra, e espera que o Ministério do Interior do país atualize os dados, já que teme-se que muitas pessoas possam estar ainda sob os escombros de prédios que desabaram.

Segundo a agência local "PTI", Bihar, Uttar Pradesh e Bengala, três estados na fronteira com o Nepal, sofreram os maiores danos devido ao terremoto de 7,8 graus na escala Richter.

O vice-ministro do Interior, Kiren Rijiju, afirmou que 38 pessoas morreram em Bihar, 11 em Uttar Pradresh e duas em Bengala, enquanto o número de feridos é de pelo menos 133, 69 e 35 nestas regiões, respectivamente, de acordo com este meio.

O Ministério enviou cinco equipes de resgate a Bihar e Uttar Pradesh, os estados mais afetados e que estão entre os mais povoados da Índia, e 460 soldados ao Nepal para colaborar nas tarefas de ajuda às vítimas no país vizinho.

O número de mortos no terremoto de 7,8 graus no Nepal já se aproxima de 2.000, enquanto os feridos são pelo menos 4.655, informou neste domingo à Efe o Centro Nacional de Operação de Emergência do país asiático.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos desde que aconteceu o terremoto de 7,8 graus com epicentro a cerca de 80 quilômetros a noroeste da capital nepalesa foram registrados 35 réplicas nessa região do Himalaia.