Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lewandowski: PF atuará com celeridade para elucidar motivação das explosões

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira, em Brasília, serão apuradas com rapidez pela Polícia Federal, para garantir o funcionamento do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

"A Polícia Federal está trabalhando com rigor para elucidar, com celeridade, a motivação das explosões na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, e nos arredores do Congresso Nacional", disse o ministro, em nota.

Segundo Lewandowski, as forças federais de segurança pública "acompanham atentamente os acontecimentos ocorridos na capital do país, na noite desta quarta-feira (13), e estão preparadas para assegurar o pleno funcionamento dos Poderes constituídos".

A Câmara dos Deputados, o STF e o Senado suspenderam os trabalhos previstos até as 12h de quinta (14) para realizar uma varredura nos locais.

Por enquanto sem GLO

No Ministério da Justiça não se falou ainda na possibilidade de que seja necessário a decretação de uma GLO (garantia da lei e da ordem). Segundo uma fonte da pasta, a chance da medida neste momento é "zero".

A avaliação na pasta é que se trata de um caso isolado, "um maluco"

No Exército a ordem é esperar. A orientação é de que é preciso aguardar as investigações para saber "do que se trata".

Perfil de 8 de janeiro

Fontes do governo também disseram que ainda não foi possível identificar se o homem-bomba desta noite teve alguma participação nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Continua após a publicidade

Apesar disso, autoridades da área de segurança afirmam que, pelas informações preliminares do suspeito, ele teria um perfil similar a de alguns condenados pelos ataques aos poderes no ano passado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.