Topo

Aumenta para 20 número de mortos na China devido a terremoto que afetou Nepal

27/04/2015 00h38

Pequim, 27 abr (EFE).- O número de mortos na China devido ao terremoto que devastou o Nepal no sábado aumentou para 20, além de 58 feridos e quatro desaparecidos, durante a madrugada da segunda-feira, informaram as autoridades à agência oficial "Xinhua".

Com o achado de dois novos corpos, o balanço de vítimas no Tibete, na fronteira chinesa com o Nepal, já chega a 20, frente aos quase 3.000 mortos e mais de 6.000 feridos no país vizinho.

No Tibete, epicentro de várias réplicas do terremoto nepalês, mais de 1.200 casas desabaram e quase 10.000 sofreram danos, além de 54 templos, segundo os últimos dados proporcionados pelo centro de emergências regional.

Como consequência do terremoto, mais de 12 mil pessoas no Tibete se viram obrigadas a abandonar suas casas, assinalou a "Xinhua" neste domingo.

Várias estradas, entre elas a rodovia que liga China e Nepal, ficaram danificadas pelo terremoto e fechadas por avalanches de neve, embora algumas já tenham sido reabertas durante o domingo.

O fornecimento de energia elétrica, que foi interrompido no sábado, também voltou a funcionar no domingo, mas as telecomunicações continuam interrompidas.

Segundo a "Xinhua", mais de 17 mil civis e 1.000 militares trabalham para ajudar os tibetanos afetados pelo terremoto, em uma iniciativa dificultada pelas más condições meteorológicas.

"As réplicas são nossa maior preocupação neste momento, porque não há lugar onde para se esconder", disse Gyanga Tseten, chefe da brigada de bombeiros do Tibete enviada às regiões afetadas.