Topo

Governador decreta emergência em Baltimore após protestos

Patrick Semansky/AP
Imagem: Patrick Semansky/AP

Em Washington

27/04/2015 20h33Atualizada em 27/04/2015 21h54

O governador de Maryland, Larry Hogan, declarou estado de emergência nesta segunda-feira (27) em Baltimore, nos Estados Unidos, por causa dos violentos protestos desencadeados na cidade após a morte de um jovem negro que se encontrava sob custódia policial.

O governador republicano deu essa ordem a pedido expresso da cidade, e mobilizou a Guarda Nacional (uma força militar de reserva) para "fazer frente à crescente violência e agitação" em Baltimore, segundo indicou em comunicado.

Baltimore se transformou no último foco de distúrbios protagonizados pela comunidade afro-americana nos Estados Unidos, após vários episódios mortais de violência policial contra jovens negros no país.

Toque de recolher

A prefeita de Baltimore, Stéphanie Rawlings-Blake, também declarou nesta segunda um toque de recolher que começará a valer a partir das 22h de amanhã e que se prolongará durante uma semana inteira.

Em entrevista coletiva, a prefeita democrata indicou que a partir de terça-feira às 22h (às 21h para os menores de 14 anos), se iniciará um toque de recolher que durará até 5h da madrugada e que se repetirá a cada dia durante esta semana.

As autoridades pretendem diminuir assim a violência que se apoderou durante as últimas horas das ruas de Baltimore, e que já deixou vários agentes feridos e causou grandes danos materiais.

Protestos transformam Baltimore (EUA) em 'zona de guerra'