Topo

Exército israelense dispersa manifestação pela liberdade de imprensa em Belém

2.mai.2015 - Palestinos carregam homem ferido em confronto com o Exército israelense durante protesto por liberdade de imprensa, em Belém da Cisjordânia - Musa Al Shaer/AFP
2.mai.2015 - Palestinos carregam homem ferido em confronto com o Exército israelense durante protesto por liberdade de imprensa, em Belém da Cisjordânia Imagem: Musa Al Shaer/AFP

Em Jerusalém

02/05/2015 11h58

Forças do Exército israelense dispersaram neste sábado uma manifestação de jornalistas palestinos no distrito cisjordaniano de Belém que tinha sido convocada por conta do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, que é lembra no domingo.

"O Exército israelense lançou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os jornalistas que se manifestavam no ponto militar 300 ao norte de Belém", disseram à Agência Efe fontes palestinas, que agregaram que o líder do grupo de jornalistas, Abdel Nasser Elnajar, e outro membro de sua equipe ficaram levemente feridos.

Um número indeterminado de manifestantes também sofreram as consequências do gás lacrimogêneo lançado pelos soldados israelenses.

A manifestação foi convocada nesse passagem que conecta Belém com Jerusalém em protesto pelas restrições israelenses aos jornalistas palestinos, entre elas a de andar livremente entre as cidades palestinas, segundo as fontes.

Por causa do Dia Internacional pela Liberdade de Imprensa, o Clube de Prisioneiros da ANP informou que Israel retém em suas prisões 16 jornalistas palestinos, a maioria deles por seu trabalho jornalístico.

Em comunicado, a associação que reúne os jornalistas palestinos pede à comunidade internacional e às instituições pertinentes que atuem para suspender as restrições de liberdade da imprensa na Cisjordânia e Jerusalém Oriental e para libertar os profissionais presos.