Papa Francisco afirma que mulher paraguaia é a mais gloriosa da América
O papa Francisco voltou a afirmar nesta sexta-feira (10) que a mulher paraguaia, que se sacrificou na Guerra do Paraguai (1864-1870), é "a mais gloriosa da América", durante seu primeiro discurso no país, realizado no palácio presidencial perante o chefe de Estado, Horacio Cartes, e outras autoridades.
Francisco também não esqueceu "dos milhares de paraguaios simples, cujos nomes não aparecerão escritos nos livros de história, mas que foram e seguirão sendo verdadeiros protagonistas da vida de seu povo".
O papa reconheceu, "com emoção e admiração", o papel desempenhado pela mulher paraguaia "nesses momentos dramáticos da história".
"Sobre seus ombros de mães, esposas e viúvas, levaram o peso maior, souberam levar adiante suas famílias e seu país, infundindo nas novas gerações a esperança em um amanhã melhor", acrescentou Francisco.
O papa já havia elogiado em outra ocasião a coragem das mulheres deste país após a guerra travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai.
"Abençoo a mulher paraguaia, a mais gloriosa da América", expressou então o pontífice.
Além de considerá-las "heroicas", o papa lembrou como "depois da guerra ficavam oito mulheres por cada homem e elas tomaram a decisão de ter filhos para salvar a pátria, a língua, a cultura e a fé".
"Eu desejaria que algum dia o Comitê do Prêmio Nobel outorgasse um Prêmio à mulher paraguaia por ter salvado a cultura, a pátria", propôs Francisco durante uma reunião, segundo a "Rádio Vaticano".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.