Topo

Centenas de refugiados rompem cordão de segurança e entram na Macedônia

22/08/2015 11h42

Gevgelija (Macedônia), 22 ago (EFE).- Centenas de refugiados que estavam nas imediações da estação de trem de Gevgelija (Macedônia) romperam neste sábado o cordão de segurança feito pelas autoridades e conseguiram atravessar a fronteira.

Os imigrantes, que estavam há dias à espera de trens que os levariam até a Sérvia, furaram o bloqueio organizado pelos agentes da Macedônia, que lançaram bombas de efeito moral para tentar impedir a entrada dos refugiados no país.

As regiões da fronteira da Macedônia estão sob estado de emergência devido à chegada em massa nos últimos dias de imigrantes ilegais que pretendem cruzar o país para chegar ao centro da Europa.

Devido à pressão desencadeada pelos quase 3.000 refugiados que esperavam em Gevgelija, o governo colocou em funcionamento cinco linhas de trens diárias, com capacidade de até 700 pessoas, com a única responsabilidade de levá-los à fronteira com a Sérvia.

A fronteira da Macedônia está sendo protegida pela Polícia e por unidades do Exército, que foram enviadas ao local depois de o governo decretar estado de emergência na última quinta-feira.

Os militares patrulham as florestas que estão na região fronteiriça, a rota mais atrativa para os imigrantes depois de as autoridades terem reforçado os locais de entrada.

Eles procedentes em grande parte da Síria, mas também há refugiados do Paquistão, Bangladesh e Somália. Segundo números oficiais, mais de 40 mil imigrantes ilegais chegaram à Macedônia nos últimos dois meses.