Topo

Milícias palestinas disparam foguete contra Israel

11/10/2015 19h28

Jerusalém, 11 out (EFE).- Um foguete disparado da Faixa de Gaza nesta noite atingiu uma área desabitada do sul de Israel sem causar vítimas ou danos, informou o exército israelense em comunicado.

O projétil alcançou a região rural de Eshkol, na fronteira com a Faixa de Gaza, depois que um primeiro projétil disparado duas horas antes não conseguiu atravessar a fronteira e caiu dentro de Gaza.

Trata-se da segunda vez em dois dias que grupos palestinos lançam foguetes contra Israel, que desdobrou neste fim de semana duas baterias extras do sistema "Cúpula de Ferro" para enfrentar uma possível escalada de violência nessa zona. Ontem, a que está localizada ao norte da Faixa de Gaza derrubou um foguete na região de Hof Ashkelon.

Horas depois, conforme sua habitual política de retaliação, a força aérea bombardeou uma posição militar na capital do lado mediterrâneo, ataque que matou uma mulher grávida e sua filha de quatro anos.

Israel reforçou sua presença aérea em todo a região sul, com baterias em Beersheba, Ofakim, Netivot, Sderot, Ashkelon e Ashdod, em resposta à escalada de violência que vive a região desde 1 de outubro e que já matou 23 palestinos e quatro israelenses.

Os enfrentamentos entre manifestantes palestinos e forças da ordem israelenses se concentram principalmente em Jerusalém Oriental e Cisjordânia, com um saldo de 1.000 feridos palestinos. No mesmo período, mais de 20 israelenses sofreram ferimentos em uma onda de esfaqueamentos e ataques com arma branca.

Desde a sexta-feira, a violência se estendeu a Gaza, onde nove palestinos faleceram, e mais de 100 ficaram feridos, em protestos contra Israel perto da fronteira.

O exército israelense teme que uma expansão da onda de manifestações na Faixa de Gaza acabe derivando em um novo enfrentamento bélico com as milícias, com as quais já se enfrentou no meio deste ano em uma sangrenta guerra.