Topo

Terrorista comprou detonadores na França antes de ataques a Paris

De Paris

28/11/2015 19h15

Salah Abdeslam, um dos terroristas procurados por envolvimento nos atentados de 13 de novembro em Paris (França), comprou uma dezena de detonadores para montar coletes explosivos em uma loja a cerca de 35 quilômetros da capital francesa, pouco mais de um mês antes dos ataques.

O jornal "Le Parisien" revelou neste sábado (28) que o gerente da empresa, localizada na cidade de Saint Ouen l'Aumône, reconheceu Abdeslam na ficha de foragido e acionou a polícia para informar que ele tinha passado por seu estabelecimento.

Segundo o gerente, o criminoso foi até sua loja entre o fim de setembro e o início de outubro e apresentou a carteira de motorista como identificação. Antes de fazer a compra, perguntou se os detonadores eram realmente "eficazes" e "confiáveis".

O fato de Abdeslam estar no país semanas antes de cometer os atentados não surpreende os investigadores, que constataram que ele fez várias viagens entre Molenbeek, em Bruxelas (Bélgica), onde vivia, e a França. Um exemplo é que dois dias antes dos ataques a câmera de segurança de um posto de gasolina da cidade de Ressons-sur-Matz, ao norte de Paris, gravou a passagem de um dos carros utilizados nos atentados.

Os investigadores analisam a hipótese de que Abdeslam tinha a intenção de se explodir com o colete, da mesma forma que os sete jihadistas suicidas que agiram no dia 13 nos atentados de Paris e que deixaram 130 pessoas mortas e mais de 350 feridas.

Um desses coletes foi encontrado no sul de Paris, na região onde o terrorista passou a noite dos atentados antes de ir para Bruxelas.