Topo

Suposto narcotraficante reivindicado pelos EUA é capturado em Honduras

De Tegucigalpa

07/02/2016 20h52

A polícia de Honduras capturou neste domingo em San Pedro Sula (norte) o suposto narcotraficante Juan Carlos Arbizú, de 37 anos, que é reivindicado pelos Estados Unidos, informou uma fonte oficial.

Arbizú, de nacionalidade hondurenha, foi detido após uma operação policial em uma zona residencial de San Pedro Sula, e tem "um processo criminal pendente pelos delitos de narcotráfico nos Estados Unidos", disse aos jornalistas o porta-voz da Secretaria de Segurança, Leonel Sauceda.

O acusado trabalhava supostamente coordenando o recebimento e o transporte de drogas para vários cartéis que operam no Caribe e ocidente de Honduras, acrescentou.

Segundo o breve relatório policial, Arbizú foi detido quando conduzia uma caminhonete preta blindada.

Arbizú foi levado hoje mesmo por via aérea a Tegucigalpa, de onde será extraditado para os Estados Unidos, em data que não foi anunciada pelas autoridades hondurenhas.

Nos últimos dois anos as autoridades de Honduras endureceram o cerco ao narcotráfico que opera na América do Sul e Central.

A operação iniciada desde meados de 2014 de um escudo aéreo, marítimo e terrestre no Caribe, permitiu que o tráfico de drogas por Honduras tenha reduzido 70%, segundo indicou na semana passada o presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández.