Topo

Avião cai na Rússia ao tentar pousar e mata todos os 62 a bordo

Após tentar um pouso sem sucesso, o voo 981 passou mais de duas horas sobrevoando o aeroporto à espera de melhores condições atmosféricas - ventava forte e havia muita neblina no momento do acidente - Xinhua
Após tentar um pouso sem sucesso, o voo 981 passou mais de duas horas sobrevoando o aeroporto à espera de melhores condições atmosféricas - ventava forte e havia muita neblina no momento do acidente Imagem: Xinhua

Da Efe, em Moscou

19/03/2016 03h27

Um Boeing-737/800 com 62 pessoas a bordo caiu na madrugada deste sábado (19) ao tentar pousar no aeroporto de Rostov-on-Don, no sul da Rússia. Nehuma das 62 pessoas a bordo sobreviveu ao acidente com a aeronave da companhia FlyDubai, que se chocou contra a pista de pouso após uma tentativa frustrada de pouso.

A bordo estavam 55 passageiros (18 homens, 33 mulheres e quatro crianças) e sete tripulantes, que morreram na hora quando a aeronave se chocou violentamente contra o solo por volta das 3h40 locais (21h40 de Brasília da sexta-feira) a cerca de 250 metros da pista de aterrissagem, segundo as autoridades aeroportuárias.

O acidente ocorreu na segunda tentativa de pouso, prejudicado pela falta de visibilidade provocada por um denso nevoeiro, pela chuva incessante e os fortes ventos constantes. Segundo diversas fontes, a tripulação tentou aterrissar sem sucesso à 1h30 local, e depois, ficou mais de duas horas circulando em espera antes de iniciar uma nova tentativa de pousar em Rostov-on-Don.

Nessa segunda tentativa, segundo as imagens captadas e testemunhas oculares, o avião se chocou contra o solo e explodiu. Até então, o voo tinha transcorrido sem incidentes, segundo fontes aeroportuárias.

Terrorismo é descartado

Quase todos os passageiros do voo FZ 981 eram cidadãos russos, em alguns casos famílias inteiras, com a exceção de três ucranianos, um indiano e um uzbeque, que tinham passado férias em Dubai, a cidade mais importante dos Emirados Árabes Unidos, enquanto seis dos sete tripulantes eram dos Emirados.

"Era um voo turístico. Praticamente todos os passageiros eram turistas", disse Irina Tiurina, porta-voz da União de Operadores Turísticos da Rússia, aos veículos de imprensa locais.

As autoridades descartam um possível incêndio como causa do acidente e o Comitê de Instrução da Rússia confirmou que a explosão aconteceu quando o Boeing se chocou contra a pista de aterrissagem, por isso, um possível atentado terrorista foi descartado.

Contudo, o Comitê de Instrução abriu um processo penal por violação das normas de segurança, no qual são ventiladas duas causas para o acidente: as condições climatológicas e falha humana.

Cerca de 50 efetivos dos serviços de emergência russos foram enviados ao local do acidente para extinguir o incêndio e buscar possíveis sobreviventes. Os agentes encontraram entre os destroços da aeronave restos mortais de passageiros e tripulantes, mas ainda não se depararam com as caixas-pretas.

O governador de Rostov informou ao presidente russo Vladimir Putin sobre o acidente e o andamento das investigações.

O aeroporto de Rostov-on-Don, um dos maiores do sul da Rússia, fechou suas portas logo após o acidente, por isso os voos que deveriam aterrissar em suas instalações foram desviados para a cidade de Krasnodar.

A FlyDubai é uma companhia de baixo custo fundada em 2009 pelas autoridades dos Emirados Árabes e realiza rotas entre Dubai e quase 100 cidades asiáticas e do leste da Europa, entre elas Moscou, Kiev (Ucrânia), Sófia (Bulgária) e Belgrado (Sérvia). Tanto a companhia, quanto a Boeing, abriram suas próprias investigações para esclarecer as causas da catástrofe.