Topo

Israel "respeita democracia na Turquia" e espera reconciliação continue

Soldados envolvidos na tentativa de golpe na Turquia se empurram para conseguir entrar em ônibus e escapar da multidão - Murad Sezer/Reuters
Soldados envolvidos na tentativa de golpe na Turquia se empurram para conseguir entrar em ônibus e escapar da multidão Imagem: Murad Sezer/Reuters

Em Jerusalém

16/07/2016 09h39

Israel expressou neste sábado (16) respeito à democracia na Turquia e disse que acredita na continuação do processo de reconciliação iniciado entre os dois países em junho após seis anos de interrupção das relações diplomáticas.

"Israel respeita o processo democrático na Turquia e espera que continue o processo de reconciliação entre Turquia e Israel", diz um breve comunicado emitido hoje por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Trata-se da primeira referência oficial à tentativa de golpe de estado que aconteceu na sexta-feira (17) na Turquia, que terminou com 265 mortos e 2.839 militares detidos, segundo informaram hoje o primeiro-ministro turco, o islamita Benali Yildirim, e o Exército do país.

Israel e Turquia, antigos aliados estratégicos, suspenderam seus laços diplomáticos em maio de 2010 depois que comandos israelenses mataram dez ativistas turcos que navegavam rumo a Gaza para desafiar o bloqueio imposto por Israel.

Seis anos depois, os governos de ambos países anunciaram no mês passado o reatamento de suas relações após alcançarem um acordo que, entre outras coisas, incluiu o pagamento de compensações às famílias das vítimas do ataque sraelense.