Topo

Presidente do Irã diz que espera resultados rápidos de negociação nuclear

27/09/2013 17h42

Por Louis Charbonneau e Yeganeh Torbati

NOVA YORK, 27 Set (Reuters) - O novo presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse na sexta-feira que deseja resultados rápidos nas negociações nucleares com grandes potências mundiais, enquanto a França desafiou Teerã a apressar ainda mais suas explicações sobre as preocupações ocidentais.

Rouhani fez as declarações logo antes de embarcar para Teerã, ao final da sua primeira intervenção numa sessão anual da Assembleia-Geral da ONU.

Diplomatas ocidentais disseram que ele está em uma ofensiva de charme, salientando repetidamente o desejo do Irã por normalizar suas relações com as potências ocidentais, e negando ter a intenção de obter um arsenal nuclear, ao mesmo tempo em que pede o fim das sanções que estão paralisando sua economia.

Rouhani, que tomou posse no mês passado, disse em entrevista coletiva que espera "resultados tangíveis em um curto espaço de tempo" depois das negociações sobre um acordo nuclear. Mas ele foi menos específico sobre um cronograma do que havia sido na terça-feira.

Ele disse que o Irã vai apresentar na reunião de outubro com seis potências em Genebra um plano para resolver o impasse nuclear que se arrasta há uma década. Os EUA e seus aliados acusam Teerã de tentar desenvolver armas atômicas, algo que Teerã nega, insistindo que o objetivo do seu programa nuclear é apenas gerar energia com finalidades civis.

O presidente iraniano não ofereceu detalhes sobre o plano.

Referindo-se às discrepâncias nos cronogramas apresentados por Rouhani e pelo chanceler do Irã, o chanceler da França, Laurent Fabius, disse que há preocupações de que quanto maior for a demora mais progressos o Irã poderá obter na produção de materiais nucleares, mesmo estando em negociação com as grandes potências.

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, se reuniu na quinta-feira na ONU com seus colegas das seis potências envolvidas - EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China - para discutir a questão nuclear.

Um alto funcionário dos EUA disse após a reunião que Zarif propôs uma implementação completa de um acordo a respeito do seu programa nuclear em um ano. Rouhani disse na terça-feira que espera um acordo com as potências mundiais em três a seis meses.

"O chanceler iraniano discutiu o coração da questão. Ele falou sobre levar um ano para avançar, mas eu o lembrei que seu presidente havia falado em três a seis meses, e ele disse que ficaria satisfeito se as coisas pudessem ser feitas mais rapidamente", disse Fabius após o encontro com Zarif.

"Eu lhe disse que precisávamos avançar rapidamente, e essa é uma das questões que precisam ser tratadas, porque será que a produção nuclear continua durante as negociações?"

(Reportagem adicional de John Irish em Nova York e Fredrik Dahl in Vienna)