Topo

Kosovo recebe reconhecimento olímpico provisório do COI

22/10/2014 18h45

Por Karolos Grohmann

BERLIM (Reuters) - Kosovo se aproximou de participar dos primeiros Jogos Olímpicos da sua história na edição de 2016 no Rio de Janeiro depois que a região nos Bálcãs recebeu reconhecimento provisório do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quarta-feira.

A região pode conseguir a adesão plena na sessão do COI em dezembro, disse o COI em comunicado oficial nesta quarta.

Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, quase uma década depois de a Otan ter ido à guerra para deter o massacre e a expulsão de albaneses pelas forças sérvias, em um confronto que durou dois anos.

Belgrado se recusa a reconhecer Kosovo, dizendo que o território, que tem a maioria da população de origem albanesa, é parte da nação sérvia.

"O conselho executivo definiu que o Comitê Olímpico de Kosovo atendeu às demandas para reconhecimento definidos na Carta Olímpica", disse a entidade em comunicado.

"Entre esses estão as exigências esportivas e técnicas, assim como a definição de "país" conforme definida pela regra 30.1 – 'um estado independente reconhecido pela comunidade internacional'. Kosovo é reconhecido como um país por 108 dos 193 membros das Nações Unidas."

A votação sobre a adesão plena deve acontecer em Mônaco em dezembro.

"A decisão foi tomada pelo conselho executivo tendo em vista os interesses dos atletas de Kosovo e para acabar com as incertezas que eles possam ter. (A decisão) vai permitir que eles consigam participar de competições classificatórias para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e para as futuras edições dos Jogos", acrescenta.

A MELHOR NOTÍCIA

A decisão foi bem recebida pelo Comitê Olímpico de Kosovo, criado em 1992 com mais de 30 federações nacionais filiadas, sendo que 13 delas são de esportes olímpicos.

"Permitir que os atletas de Kosovo consigam competir nos Jogos Olímpicos é a melhor notícia para o esporte de Kosovo", disse Besim Hasani, chefe do Comitê Olímpico de Kosovo, à Reuters.

"Kosovo tem bons atletas e, quando eles forem competir nas Olimpíadas, tenho certeza que eles vão trazer medalhas. O nosso esporte ficou bloqueado por mais de 25 anos."

A questão de discutir a adesão potencial de Kosovo motivou a ira do Comitê Olímpico Sérvio mais cedo na quarta-feira, que disse ter sido informado de que Kosovo receberia adesão plena.

"Há quatro anos, o Comitê Olímpico Sérvio vem tentando, com sucesso, bloquear as tentativas da unilateralmente declarada república de Kosovo de receber reconhecimento do COI por diversos canais, enquanto as autoridades sérvias também foram informadas dessas tentativas", disse a entidade sérvia.

"Temos informações de que o COI está preparado para dar apoio à iniciativa, ainda que nós tenhamos dito várias vezes, em cooperação com o governo sérvio, que esse tipo de iniciativa é inaceitável."