Topo

Pequena cidade dos EUA é esvaziada pós descarrilamento de trem com petróleo

Curt Benson/AP
Imagem: Curt Benson/AP

Ernest Scheyder e Edward McAllister

Em Williston e Nova York

06/05/2015 15h43

Um trem da empresa ferroviária norte-americana BNSF com petróleo descarrilou e pegou fogo em Wells County, no Estado norte-americano da Dakota do Norte, nesta quarta-feira (6), poucos dias depois de Estados Unidos e Canadá anunciarem reformas abrangentes para melhorar a segurança do transporte de mercadorias voláteis.

Cerca de 40 moradores da pequena cidade vizinha de Heimdal foram retirados depois que estimados 10 vagões-tanque saíram dos trilhos, disseram representantes dos bombeiros e da agência de gerenciamento de emergências do Estado. Não houve feridos, segundo as autoridades.

Uma foto publicada no Facebook por uma estação de rádio local mostrou chamas e fumaça negra espessa emanando de vários vagões-tanque descarrilados em um campo.

Mas a extensão do incêndio parecia limitada. Uma mulher que trabalha no JW's Restaurant Bar & Grill na cidade próxima de Harvey declarou por telefone que não via sinal de fogo e que só soube do descarrilamento pelas mídias sociais. Uma chuva suave caía nas proximidades.

Heimdal está localizada às margens de uma das principais ferrovias que partem do polo petrolífero do Estado rumo ao leste. Cerca de dois terços da produção de petróleo da Dakota do Norte é transportada por trem, e três quartos desse volume para refinarias na costa leste do país.