Topo

Papa mostra senso de humor ao deixar Equador rumo à Bolívia

08/07/2015 17h29

Por Alexandra Valencia e Girish Gupta

QUITO (Reuters) - O papa Francisco mostrou seu senso de humor durante as últimas horas de sua estadia no Equador nesta quarta-feira, mudando um discurso preparado para brincar com as pessoas que foram vê-lo num santuário perto da capital, Quito.

"Tenho um roteiro preparado, mas não quero lê-lo", disse o pontífice, de 78 anos, provocando risos da multidão, antes de pedir-lhes que rezem por ele para que nunca esqueça de suas origens.

"Não caiam num Alzheimer espiritual, não esqueçam!", disse Francisco, num discurso totalmente improvisado.

O papa nascido na Argentina viajou à Bolívia na tarde desta quarta-feira, depois de atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas para missas no Equador na primeira etapa de uma viagem de "regresso para casa", onde pediu ao mundo para cuidar melhor do meio ambiente e dos pobres.

Ele também fez um discurso num lar para idosos em Quito nesta quarta-feira.

"Espero que sua mensagem permita que haja alterações neste país, que traga paz, acabe com os problemas no Equador, para que possamos viver com a compreensão de que somos irmãos", disse a dona de casa Celia de la Cruz, de 59 anos, que viajou do norte do país com sua família até o santuário, em Quinche.