Topo

Putin malha para mostrar a russos seu lado saudável

Michael Klimentyev/Reuters
Imagem: Michael Klimentyev/Reuters

30/08/2015 11h55

MOSCOU (Reuters) - O governo russo divulgou neste domingo imagens do presidente Vladimir Putin fazendo exercícios em um ginásio com o premiê Dmitrty Medvedev, em imagens aparentemente direcionadas para promover a popularidade do presidente russo.

Usando uma camiseta branca, calça e tênis de corrida, Putin aparece nas imagens em um equipamento de musculação no que lembrou fotos anteriores em que ele aparece sem camisa montado em um cavalo, voando em um jato supersônico ou caçando um tigre.

Os índices de aprovação de Putin têm caído diante de uma economia fraca e desvalorização intensa do rublo, cujo valor caiu pela metade desde o ano passado por causa do recuo dos preços do petróleo e sanções do Ocidente.

Depois dos exercícios, realizados na casa de Putin no Mar Negro, perto de Sochi, os dois políticos apareceram em imagens de televisão fazendo churrasco e tomando chá.

Uma pesquisa publicada na sexta-feira pelo jornal de negócios Vedomosti afirma que 72 por cento dos russos apoiam Putin, ante 76 por cento em maio.

Segundo a organização de pesquisas Levada Center, a taxa de aprovação de Putin foi de 61 por cento em novembro de 2013, a mais baixa desde 2000 quando ele foi eleito presidente pela primeira vez. O índice subiu para acima de 80 por cento no ano passado, com os russos apoiando as ações da Rússia na Ucrânia.