Topo

Polícia húngara detém imigrantes, incluindo um "terrorista"

16/09/2015 20h54

SID, Sérvia/ROSZKE, Hungria (Reuters) - A Hungria deteve nesta quarta-feira 29 pessoas, incluindo um “terrorista”, enquanto imigrantes que reivindicam a passagem através da recém-fechada fronteira da União Europeia entraram em confronto com policiais munidos de canhões de água e gás lacrimogêneo.

A decisão tomada pela Hungria nesta semana de fechar a fronteira da UE com a Sérvia foi a tentativa mais veemente até o momento tomada por um país europeu para reduzir o fluxo de refugiados e imigrantes em direção ao continente.

Tropas de choque e veículos blindados se posicionaram em barricadas na passagem de fronteira com a Sérvia, de onde imigrantes jogavam pedras e exigiam ter a passagem permitida.

A Húngria disse ter detido um “terrorista” entre os 29 imigrantes presos durante o confronto. Ao menos 20 policiais e duas crianças ficaram feridas, disse um oficial de segurança húngaro.

“A polícia também capturou um terrorista identificado”, disse Gyirgy Bakondi, um conselheiro de segurança do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, à TV estatal M1. Um porta-voz do governo disse que o homem se encontrava “na base de dados dos serviços de segurança”.

(Por Maja Zuvela e Krisztina Than)