Topo

Hungria ergue cerca para fechar entrada de migrantes vindos da Croácia

20/09/2015 12h56

Por Miran Jelenek e Aleksandar Vasovic

BARANJSKO PETROVO SELO/TOVARNIK, Croácia, 20 Set (Reuters) - A Hungria ergueu neste domingo um portão de aço e colunas de uma cerca na fronteira com a Croácia, agindo para fechar a rota usada por seu vizinho do sul para desembarcar milhares de migrantes, relatou um cinegrafista da Reuters.

A Croácia tem enviado dezenas de ônibus lotados de migrantes pela fronteira entre Baranjsko Petrovo Selo e Beremend desde que eles começaram a chegar pela fronteira com a Sérvia, no leste, cinco dias atrás.

Outros cruzaram a fronteira de trem, às centenas, em cenas de caos repetidas neste domingo, quando migrantes ensopados pela chuva subiam pelas janelas de vagões na estação ferroviária de Tovarnik, na fronteira da Croácia com a Sérvia.

A Hungria vetou a entrada na União Europeia por meio de sua fronteira com a Sérvia usando uma cerca de metal e uma série de medidas rígidas para conceder asilo, forçando muitos migrantes a se dirigir à Croácia.

Perdendo rapidamente o controle sobre o fluxo de cerca de 25 mil pessoas, a Croácia --mais novo membro da União Europeia-- tem levado os migrantes para o norte por meio de ônibus e trem, para cruzarem a fronteira com a Hungria, que os tem direcionado para a Áustria.

A Hungria, que disse que está defendendo a "identidade cristã" da Europa centenas de milhares de migrantes majoritariamente muçulmanos, informou que está concluindo outra cerca em um trecho de 41 quilômetros na sua fronteira com a Croácia para mantê-los longe de seu território.

Um cinegrafista da Reuters no lado croata da fronteira observou equipes de construção e soldados erguendo um portão e colunas de sustentação de uma cerca com altura de três metros, sugerindo que eles estavam prestes a fechar o cruzamento por Beremend.

(Texto de Matt Robinson)