Topo

Eslovênia vai recorrer à segurança privada para ajudar na crise dos refugiados

Marja Novak e Maja Zuvela

Em Liubliana e Rigonce

26/10/2015 18h14

A Eslovênia pretende convocar empresas privadas de segurança para ajudar a gerenciar o fluxo de milhares de imigrantes que atravessam o país em direção ao norte da Europa, afirmou uma autoridade de alto escalão nesta segunda-feira (26).

O secretário de Estado no Ministério do Interior, Bostjan Sefic, disse que cerca de 50 a 60 agentes de segurança privados vão ajudar a polícia sempre que necessário. Mais de 76 mil imigrantes chegaram à Eslovênia vindos da Croácia nos últimos 10 dias.

Mais de 9.000 imigrantes ainda permaneciam na Eslovênia nesta segunda-feira na esperança conseguir chegar à Áustria até o fim do dia, enquanto que muitos mais estavam a caminho da Eslovênia procedentes da Croácia e da Sérvia.

A medida de emergência foi anunciada depois que o primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, chamou a crise imigratória de o maior desafio para a União Europeia na sua história.

"Se não for encontrada uma solução conjunta, (a UE) vai começar a quebrar", disse ele em entrevista coletiva. (Reportagem adicional de Aleksandar Vasovic, em Belgrado)