Topo

Rebeldes sírios anunciam suspensão de conversas para negociação de paz após violações de cessar-fogo

Garota caminha diante de casa destruída em al-Rai, na Síria - Khalil Ashawi - 27.dez.2016/Reuters
Garota caminha diante de casa destruída em al-Rai, na Síria Imagem: Khalil Ashawi - 27.dez.2016/Reuters

De Amã

02/01/2017 21h28

Grupos rebeldes sírios disseram nesta segunda-feira (2) que decidiram interromper quaisquer conversas sobre sua possível participação nas negociações de paz na Síria, que estão sendo preparadas por Moscou no Cazaquistão, a não ser que o governo sírio e seus aliados apoiados pelo Irã parem com o que chamaram de violações de um cessar-fogo.

Em um comunicado, os grupos rebeldes também disseram que se houver qualquer avanço territorial do Exército e de milícias apoiadas pelo Irã, e que lutam lado a lado, eles vão interromper o frágil cessar-fogo negociado por Rússia e Turquia, que entrou em vigor na sexta-feira (30).

"O regime e seus aliados continuaram a atirar e cometeram muitas e grandes violações", disse o comunicado assinado principalmente por grupos rebeldes moderados que operam sob o chamado Free Syrian Army (FSA).

O Conselho de Segurança da ONU deu seu aval no sábado para o acordo de cessar-fogo, que deve ser seguido por negociações de paz em Astana, capital do Cazaquistão.

O comunicado disse que as principais violações ocorreram em uma área ao noroeste de Damasco, no vale Wadi Barada, controlado por rebeldes, onde as forças do governo e o grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, têm tentado avançar.