Topo

Equador vai recontar votos após candidato contestar resultado de eleições presidenciais

Guillermo Lasso (centro), candidato derrotado nas eleições presidenciais do Equador, caminha entre simpatizantes após apresentar recurso sobre o resultado final, em Quito - Daniel Tapia/Reuters
Guillermo Lasso (centro), candidato derrotado nas eleições presidenciais do Equador, caminha entre simpatizantes após apresentar recurso sobre o resultado final, em Quito Imagem: Daniel Tapia/Reuters

Em Quito

14/04/2017 10h02

O conselho eleitoral do Equador aprovou na noite de quinta-feira uma recontagem parcial de votos na recente disputa presidencial, em um esforço para destacar o que afirma ter sido um processo justo, depois que o candidato conservador alegou fraude.

As eleições de 2 de abril foram vencidas pelo candidato socialista, Lenín Moreno, em uma disputa apertada. A recontagem do equivalente a 1,2 milhão de votos, que correspondem a 12 por cento do total, ocorrerá na terça-feira em público na capital.

O conselho não revelou quais urnas serão recontadas. "Vamos abrir as urnas... para mostrar ao país a verdade. Não temos nada a esconder", disse Juan Pablo Pozo, diretor do conselho eleitoral.

Apesar de sair vitorioso, o partido de Moreno também contestou os resultados, dizendo que seu candidato teria vencido por uma margem maior que a mostrada.

Moreno venceu com 51,16 por cento dos votos válidos, contra 48,84 por cento para seu oponente Guillermo Lasso, de acordo com o conselho eleitoral.