Topo

Térmicas ficarão ligadas para garantir abastecimento de energia elétrica

Claudia Facchini

21/12/2012 17h56

A situação dos níveis de água dos rios e dos reservatórios das hidrelétricas agravou-se na última semana, o que obrigará que as térmicas a gás e óleo continuem ligadas para garantir o abastecimento de energia elétrica no país. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que houve uma "redução significativa" na previsão de energia natural afluente para a semana entre os dia 22 e 28 de dezembro, com a ocorrência de chuvas fracas a moderadas na maior parte das bacias do SIN (Sistema Elétrico Nacional). A previsão é de ausência de precipitação ou de volumes muitos baixos nas bacias da região Nordeste.

Como a geração térmica é mais cara, o ONS elevou os custos marginais de operação (CMOs) do sistema elétrico, cujo valor médio semanal passou de R$ 181,90 por MWh para R$ 341,61 por MWh para a região Sudeste e Centro-Oeste.

Para a semana de 22 a 28 de dezembro, o ONS indicou o despacho de geração térmica de cerca de 10.500 MW médios por ordem de mérito de custo. "Sendo assim, e tendo por base as condições atuais de atendimento eletroenergético do SIN, será mantido o atual valor de geração térmica da ordem de 14.200 MW médios. Neste contexto, está previsto um despacho térmico de cerca de 3.700 MW médios por garantia energética para a próxima semana", informou o ONS.