Em ritmo de campanha, Bolsonaro tem percorrido o país e visitado sobretudo a cidades do Norte e do Nordeste. Nessas viagens, seu palanque é formado por aliados com papéis específicos.
Alan Santos/PR
Maratona
Desde que se recuperou do coronavírus, no fim de julho, Bolsonaro passou por 13 estados. Além de inauguração de obras e divulgação de realizações, o rali presidencial tem uma finalidade estratégica.
Marcos Corrêa/PR
Em nova fase
A ideia é deixar para trás os desgastes provocados por trocas de farpas, brigas internas e polêmicas de cunho ideológico e consolidar um ciclo positivo e estável dentro do governo.
Bolsonaro viajou com mais de 30 aliados, entre ministros, parlamentares e auxiliares, que estiveram em seu palanque mais de uma vez. Dessa lista, quatro nomes se destacam.
Marcos Corrêa/PR
Tarcísio Freitas
Ministro da Infraestrutura
Esteve em ao menos 9 viagens
Marcos Corrêa/PR
Trunfo
Tarcísio é tido como trunfo de Bolsonaro na tentativa de alavancar a campanha à reeleição em 2022. A reputação com o presidente tem motivo: internamente, é elogiado por "falar pouco" e "entregar muito".
Alan Santos/PR
Agenda própria
Antes de Bolsonaro começar a viajar pelo país, Tarcísio já tinha agenda própria de inaugurações e entregas de obras. Isso deu ao ministro capacidade de interlocução com lideranças locais e projeção dentro do governo.
Alan Santos/PR
Pedro Guimarães
Presidente da Caixa
Esteve em 4 viagens com Bolsonaro
Alan Santos/PR
Em ascensão
A relação de confiança entre Bolsonaro e Guimarães cresceu na pandemia devido ao auxílio emergencial. O socorro financeiro ajudou a impulsionar a popularidade do presidente, em especial no Nordeste.
Isac Nóbrega/PR
À luz do auxílio
Com o plano de concorrer à reeleição saindo do papel, Bolsonaro passou a levar Guimarães nas viagens, como a da abertura de agência da Caixa na Ilha de Marajó, no Pará (foto), que serviu para exaltar o auxílio emergencial.
Alan Santos/PR
Rogério Marinho
Ministro do Desenvolvimento Regional
Esteve em ao menos 9 viagens
Adriano Machado/Reuters
O encarregado
Marinho é o principal articulador das viagens pelo Nordeste. Natural do RN e ex-deputado, ele trabalha para imprimir uma "marca social" ao governo. O objetivo é criar um programa que substitua o Bolsa Família.
JL Rosa/Framephoto/Estadão Conteúdo
Costura
A chegada de Marinho ao governo, em fevereiro, coincidiu com a aproximação entre Bolsonaro e o centrão, o bloco informal que hoje é a base de apoio do Executivo no Congresso.
Pedro Ladeira/Folhapress
Fábio Faria
Ministro das Comunicações
Esteve com Bolsonaro em 6 viagens
MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Agenda positiva
A aliança com o centrão costurou a entrada de Fábio Faria no Executivo. Com Marinho, ele articula as agendas de Bolsonaro e alinha estratégias para o "ciclo positivo" do governo, do qual as viagens são um capítulo central.
Marcos Corrêa/PR
Entregas no Nordeste
Faria já acompanhou Bolsonaro nos palanques pelo país em seis oportunidades. No Nordeste, ele aproveitou para realizar entregas como internet gratuita a populações de cidades pequenas.