19 de novembro

Dia da Bandeira do Brasil: Fatos sobre o símbolo nacional

Fim do Império

No dia 19 de novembro se comemora o Dia da Bandeira do Brasil, símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.
Getty Images

As cores

Por mais de um século, as cores que representavam o Brasil eram branco e vermelho, porque até 1645 utilizava-se os mesmos símbolos nacionais que Portugal, então a metópole do país. O verde e amarelo só passou a ser usado após a Proclamação da Independência do Brasil, em 1822.
UOL

Verde e amarelo

Essas duas cores têm significado: eram as identidades das duas Casas que originaram o Brasil independente. O verde representava a Casa de Bragança, de dom Pedro 1º, de Portugal; e o amarelo representava a Casa de Habsburgo, de Maria Leopoldina, da Áustria.
Alessandro Buzas/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

República

A bandeira brasileira representa o atual sistema político, a República, adotada em 1889, em substituição à monarquia. As estrelas impressas representam a divisão do país nos 26 Estados e mais o Distrito Federal.
EFE/EPA/DIEGO AZUBE

Criação

A bandeira do Brasil foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares. O lema "Ordem e Progresso" tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim".
Rafael Belzunces/Frame/Frame/Estadão Conteúdo

Décima edição

A atual bandeira do Brasil é a 10a já usada. Houve uma bandeira, a nona, usada por somente de 15 a 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. Conhecida como Bandeira da República Provisória, a flâmula era igual à dos Estados Unidos, mas nas cores verde, amarelo, azul e branco.
Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

Estrela solitária

A única estrela acima na inscrição é chamada de Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, e representa o Estado do Pará, que em 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.
Getty Images

Maior bandeira

A bandeira que fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é a maior bandeira nacional do país, com 286 metros quadrados e 90 quilos, sustentada por um mastro de 100 metros de altura.
Renato Araújo/ABr
Publicado em 19 de novembro de 2020.
Com informações da BBC Brasil.

Veja Também