Fundador do CV fugiu de forma cinematográfica de cadeia mais segura do país

Por UOL

A série "O Jogo que Mudou a História", que estreou em 13 de junho no Globoplay, retrata de forma ficcional a criação do crime organizado no Rio de Janeiro.

Reprodução

Um dos assuntos tratados na série diz respeito a um dos grandes episódios do crime nacional.

Reprodução

José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha, um dos fundadores do CV, realizou uma fuga inusitada. Na obra, ele é representado por Jonathan Azevedo e recebe o nome de Gilsinho.

Reprodução

José Carlos dos Reis Encina ficou conhecido como uma espécie de Robin Hood do Morro do Juramento, no Rio de Janeiro.

Paulo Nicolella / Agência JB

Ele separava parte do que ganhava no tráfico de drogas para ajudar os mais pobres da favela. Devido ao seu perfil assistencialista, ganhou a simpatia dos locais.

Lewy Moraes/Folhapress

Escadinha, como era conhecido, foi um dos criadores da Falange Vermelha. A facção, que posteriormente ficou conhecida como Comando Vermelho, foi criada no final de 1970.

Caio Guatelli/UOL

Tudo aconteceu depois que criminosos tiveram contato e foram influenciados por presos políticos, no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Reprodução

Tráfico de drogas, homicídio e roubo a banco. Esses foram os principais crimes cometidos por Escadinha e que o levaram à cadeia diversas vezes.

Reprodução

No caso do presídio de Ilha Grande, ele estava preso desde janeiro de 1985, cumprindo uma pena de 30 anos por tráfico de drogas e assalto a um carro forte.

Divulgação/Globoplay

Em 31/12/1985, um helicóptero pousou no presídio, na área de visitantes, às 16h. Escadinha e a mulher saíram correndo, entraram no veículo e foram embora rapidamente.

Divulgação/Globoplay

A penitenciária era considerada a mais segura do país na época.

Bernardo Jardim/Globoplay

Em março de 1986, o criminoso voltou ao presídio da mesma forma: recapturado em um helicóptero. Ele tinha sido baleado após um tiroteio com a polícia.

Globoplay/Divulgação

Em meados de 2000, ganhou o direito de sair da prisão para visitar a família. Posteriormente, conseguiu trabalhar em uma cooperativa de táxi.

Paulo Nicolella / Agência JB

Em setembro de 2004, foi executado. O traficante e fundador do Comando Vermelho foi executado na avenida Brasil, no Rio de Janeiro.

Lewy Moraes/Folhapress
Publicado em 26 de junho de 2024.

Veja Também