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As condições necessárias para sacudir um mercado estagnado

Edgar Su/Reuters
Imagem: Edgar Su/Reuters

Richard Branson

05/10/2015 00h03

A Transferwise, uma startup na qual eu investi recentemente, é um grande exemplo de uma empresa nascida da frustração –e este foi um dos motivos pelo qual eu me envolvi.

Os dois fundadores, Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus, eram pagos na moeda de que o outro precisava: Taavet era pago em euros, mas mora em Londres; Kristo recebia em libras, mas precisava pagar sua hipoteca em euros. Ambos usavam bancos para transferir os fundos para a outra moeda, e perdiam 5% em taxas em qualquer transação.

Os dois empresários chegaram a um acordo: Taavet colocaria euros na conta bancária de Kristo, e Kristo colocaria libras na de Taavet, eliminando as taxas de processamento dos bancos. Logo, a Transferwise –um serviço de transferência peer-to-peer para pessoas trocarem uma moeda por outra– estava funcionando a pleno vapor.

Então por que este modelo é tão especial?

O mercado internacional de transferência de dinheiro fornece um serviço essencial para pessoas no mundo inteiro –de acordo com algumas estimativas do setor, US$ 5 trilhões a US$ 10 trilhões (R$ 20 trilhões a R$ 40 trilhões) são transferidos anualmente– mas o sistema não melhorou muito na última década. Ele estava pronto para ser inovado, especialmente porque muitos bancos estavam cobrando taxas desnecessariamente altas para os mesmos serviços, e alguns não tinham tanta transparência quanto deveriam sobre essas taxas. As pessoas que enviam dinheiro através da Transferwise (muitas vezes trabalhadores em países desenvolvidos que enviam dinheiro para parentes em nações em desenvolvimento) acham que podem transferir o dinheiro mais rapidamente e com menor custo.

Outra inovação que chamou minha atenção neste setor foi a Fourex –a startup com sede no Reino Unido ganhou o Prêmio Rich New Things da Virgin Media Business, do qual eu fui júri em Londres em junho passado. A Fourex tem uma abordagem diferente para a troca internacional de moeda: ela usa máquinas automatizadas que convertem as moedas e cédulas estrangeiras em libras, dólares ou euros. Nenhuma equipe é necessária para operar as máquinas, de modo que a localização delas pode ser mais conveniente do que a das casas de câmbio.

Setores que permaneceram inalterados por um longo tempo são muitas vezes os que mais precisam de alguém que chegue para sacudi-los. Por que às vezes leva tanto tempo para os inovadores entrarem em cena? São necessárias três condições para um inovador em potencial se tornar líder num setor:

1. TECNOLOGIA INOVADORA: A primeira condição é que a tecnologia da empresa deve oferecer uma solução simples, confiável e intuitiva para um problema. Lembre-se: os clientes não querem saber porque você é capaz de oferecer um produto melhor –eles só se preocupam em obter resultados melhores. Assim, os sistemas precisam ser fortes o bastante para que os clientes possam usar a interface na primeira tentativa, sem instruções.

2. ALCANCE: Um negócio deve ser capaz de atrair usuários além dos primeiros adeptos. Um dos motivos pelo qual muitos setores estão passando por uma mudança inovadora agora não é porque a internet mudou o mundo, mas porque a melhoria na conectividade e um aumento global no uso de smartphones criou a massa crítica necessária para viabilizar muitos modelos de negócios novos.

3. MOMENTO CERTO: Inovações transformadoras costumam chegar quando o público está se familiarizando com uma nova tecnologia e está pronto para explorar as possibilidades.

A Transferwise só consegue gerar taxas de câmbio impressionantes nas trocas de moeda peer-to-peer porque os usuários confiam no serviço. O medo de fraudes online era predominante no início da internet, mas agora está diminuindo –os usuários sabem que não está enviando seu dinheiro para o éter. O serviço seria inútil se ninguém estivesse preparado para dar o salto de confiança.

Todo setor se depara com a inovação em algum momento. Se a sua empresa está em um setor que não mudou muito nos últimos anos, você vai precisar manter o contato com novas tecnologias e inovações, ou arriscar perder sua fatia de mercado para os recém-chegados. Existem recursos disponíveis que podem ajudá-lo a se posicionar à frente –por exemplo, o centro de capacitação digital Virgin Media Business para startups e pequenas empresas (learndigitalskills.co.uk).

Minha principal mensagem para os empresários que querem entrar num setor estagnado é continuar pesquisando as tendências do mercado e manter a mente aberta em relação a colaborações, oportunidades e novas tecnologias. Mesmo a Transferwise e a Fourex terão que fazer isso para evitar serem superadas mais tarde!