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Virgin Racing está a caminho da sustentabilidade investindo na Fórmula E

23.mai.2015 - Jaime Alguersuari, da Virgin Racing, durante corrida da Fórmula E em Berlim - Jens Buettner/EFE/EPA
23.mai.2015 - Jaime Alguersuari, da Virgin Racing, durante corrida da Fórmula E em Berlim Imagem: Jens Buettner/EFE/EPA

18/10/2015 01h02

No ano passado, a equipe da Virgin pisou no acelerador e entrou no mundo das corridas de carros elétricos. Logo depois de pintar o nosso grande logotipo vermelho em dois carros da Formula E, movidos a bateria, lançamos a Virgin Racing (agora DS Virgin Racing) com uma importante missão em mente: mudar a forma como o mundo vê a sustentabilidade.

Na nossa opinião, a sustentabilidade é atraente, e as corridas de Fórmula E ilustram bem essa ideia. Como qualquer um que já esteve numa corrida de Fórmula E (e eu já acompanhei corridas em Miami e Londres) pode atestar, o rugido dos motores dos carros velozes, junto com o cheiro do ar limpo, em vez da fumaça nociva, pode ser eletrizante. Embora as competições de Fórmula E sejam emocionantes, as corridas de veículos de alto desempenho também transmitem uma mensagem que vale a pena: um futuro sustentável está bem ao nosso alcance.

Logo que nossa equipe entrou na Fórmula E, começou a especulação: será que a Virgin vai entrar no mercado de carros elétricos? Embora estejamos muito entusiasmados para ver o que os carros elétricos podem fazer e como eles podem criar um futuro melhor para todos nós, não temos planos (ainda!) de abraçar este desafio. Marcas como Tesla e Toyota estão fazendo um trabalho maravilhoso.

Dito isto, sinto que o setor automobilístico está pronto para a inovação –e isso já faz algum tempo. Nós tentamos sacudir as coisas no setor em 2000, quando lançamos a Virgin Cars, nossa incursão no ramo de vendas online de veículos.

Naquela época, identificamos uma lacuna no mercado de varejo e decidimos revolucionar a forma como os carros eram vendidos. Acabou que não foi a abordagem certa, e a Virgin Cars fechou cinco anos mais tarde.

Nós falhamos em perceber que o maior potencial de inovação no setor automotivo não tinha nada a ver com o processo de vender carros, mas sim com o que move os carros. Naquela época, não vimos que o futuro giraria em torno da sustentabilidade –e as melhores oportunidades estariam no desenvolvimento de carros elétricos e combustíveis limpos.

Por sorte, nem tudo se perdeu com nosso empreendimento. A experiência com a Virgin Cars nos ensinou uma coisa que incorporamos à nossa visão mais abrangente desde então: no mundo moderno, não pode existir lucro sem um propósito bem definido.

Desde então, lançamos alguns empreendimentos de sucesso e com propósito. Por exemplo, a maioria das pessoas sabe que o setor de transportes contribui para as mudanças climáticas –e, de fato, é a segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa. Através de parcerias com companhias como a startup de reciclagem de carbono LanzaTech, nossa equipe da Virgin Atlantic está resolvendo este problema, desenvolvendo a próxima geração de combustível sustentável para a aviação comercial.

O mesmo espírito impulsiona nossas iniciativas sem fins lucrativos. Em Necker Island, estamos criando pequenas redes de abastecimento com energias renováveis para abastecer toda a ilha, e também inauguramos uma fundação sem fins lucrativos, a Virgin Unite, para incentivar os empresários a fazerem negócios para o bem.

Desde a sua inauguração, em 2004, a Virgin Unite tem apoiado uma série de iniciativas maravilhosas com o objetivo de combater as mudanças climáticas e colocar o mundo no caminho para um futuro melhor: The B Team, que está convocando um acordo global de emissão-zero de gases de efeito de estufa até 2050; a Carbon War Room e o Rocky Mountain Institute, que estão trabalhando para desenvolver inovações econômicas de baixo carbono através de soluções baseadas no mercado; e o grupo Ocean Elders, que está estudando a saúde dos oceanos do mundo e o papel fundamental que eles desempenham na mitigação das mudanças climáticas e no controle do carbono na atmosfera.

Uma vez que estamos apoiando essas iniciativas importantes, fez muito sentido entrarmos nas corridas de carros elétricos. Achamos que a Fórmula E pode fazer pelo carro elétrico o mesmo que a Fórmula 1 fez pelo carro esportivo –impulsionar a demanda, apostando na imagem destes veículos. Ao aumentar o apelo dos carros elétricos, as corridas têm o poder de influenciar nosso futuro.

Nós sabemos, é claro, que os carros elétricos e os combustíveis limpos não são soluções milagrosas para combater as mudanças climáticas, mas esses setores estão dando passos fundamentais na direção certa.

Por isso, esperamos que a Virgin Racing inspire mais pessoas e empresas a embarcarem numa viagem rumo à sustentabilidade. Eu, pelo menos, mal posso esperar a temporada começar em Pequim no fim do mês!