Como saber o momento de delegar uma função na empresa
Pergunta: Como você decide se é melhor contratar alguém com um conhecimento específico, ou você mesmo aprender aquilo? Por exemplo, digamos que você tem uma grande ideia para um aplicativo mas não tem a capacidade de desenvolvê-lo. O que você faria?
— Markus Lock
Resposta:Como empresário, você precisa ter consciência de sua capacidade. Não estou falando que você deve se menosprezar --um empreendedor precisa estar disposto a se livrar de suas inibições. Em vez disso, quem quer iniciar um negócio deve ter uma compreensão sólida daquilo que sabe fazer bem e daquilo que ama fazer. Saber isso vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos mais rapidamente.
Uma ideia comum sobre os empreendedores é que, assim como os artistas, eles trabalham sozinhos. Muitas pessoas acham que empresários bem sucedidos superaram desafios e trouxeram ideias para o mercado pela pura força de sua personalidade. Mas isso é um conto de fadas! Embora fazer tudo sozinho seja uma ideia romântica, poucos empresários lançam um negócio solo --e, na verdade, os artistas também costumam receber ajuda.
Markus, é essencial para o sucesso do seu negócio que você aprenda a delegar aquelas tarefas que você não é capaz de fazer bem. Não estou dizendo que você nunca deve testar a mão numa nova habilidade --empresários normalmente têm uma curiosidade insaciável.
Então, primeiro você deve tentar desenvolver o aplicativo. (Você deve tentar de tudo pelo menos uma vez!) Você pode descobrir que é fascinado por programação. Se esse não for o caso, não haverá nenhum prejuízo --encontre alguém que têm o conhecimento necessário para criar seu aplicativo.
Quando eu experimento uma nova tarefa e acho que não é a minha praia, ou acho que eu simplesmente não fui feito para a coisa, eu a delego a alguém que é apaixonado por ela, sabendo que a pessoa vai fazer um ótimo trabalho. Isso faz parte da filosofia da Virgin: não ficamos limitados às habilidades das pessoas em nossa equipe, mas também empregamos centenas de agências, empresas terceirizadas e freelancers.
Nós trabalhamos com desenvolvedores de sites, fabricantes de aeronaves, operadores de call-center, prestadores de serviços e muitos outros fornecedores excepcionais. Nos últimos 40 anos, eles ajudaram a nossa marca a crescer ao ponto onde está agora, e nós não conseguiríamos funcionar sem eles.
Ainda me lembro de como foi assustador delegar um trabalho pela primeira vez. Quando meus amigos e eu começamos a Virgin, décadas atrás, eu sabia que não tinha conhecimento básico em algumas áreas --especialmente em contabilidade, uma vez que nunca fui muito bom com números. Como mencionei numa coluna anterior, depois de tentar fazer o melhor que podia para administrar os livros e as finanças, contratei um contador, Jack Clayden.
Meus amigos e eu não teríamos conseguido fazer nossa empresa alçar voo sem Jack: ele compartilhava da nossa visão, e em algumas áreas sabia melhor do que nós como torná-la realidade. A partir de nossa experiência de trabalho com ele, aprendemos que, se realmente quiséssemos fazer a empresa crescer, teríamos que delegar.
Claro, isso não significa que você deve apenas delegar o seu trabalho para uma equipe. À medida que sua empresa cresce, procure pessoas que entendam as suas ideias, queiram construir a partir delas e vislumbrem formas de melhorar seu negócio. À medida que suas responsabilidades aumentam, delegar aquelas que outras pessoas podem fazer melhor vai liberá-lo para planejar o futuro e encontrar novas formas de desenvolver sua empresa.
Embora seja importante confiar em sua equipe de funcionários e colaboradores e permitir-lhes alguma autonomia, é importante permanecer ligado ao seu negócio, senão pode ser que você não perceba os sinais de alerta quando algo estiver prestes a dar errado.
Isso tudo se resume à colaboração, que é essencial para qualquer empresa saudável, e uma parte fundamental da vida de qualquer empresário. Ela gera inovações incríveis, sem as quais uma empresa nunca pode avançar. Se você conseguir delegar e colaborar de forma eficiente, perceberá que terá mais tempo para se concentrar na visão geral e conseguirá fazer o que for necessário para que seu produto ou serviço se destaque.
(Perguntas dos leitores serão respondidas em colunas futuras. Por favor, envie-as para RichardBranson@nytimes.com. Inclua o seu nome, país, endereço de e-mail e o nome do site ou publicação onde você lê a coluna.)
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