Como escolher os produtos e serviços para comercializar em seu blog

Richard Branson

Richard Branson

P.: Eu gostaria de saber suas ideias sobre como alavancar a audiência online. Se você tem um blog ou site popular que atrai leitores habituais, qual é a melhor maneira de transformá-lo em uma empresa? Como se pode ter uma ideia de quais produtos ou serviços poderiam interessar a esse público?

-- Amanda Cook

R.:Essa é uma pergunta realmente interessante, Amanda. Primeiro, se você tem um blog ou site popular, parabéns! Atrair um grupo fiel de seguidores não é fácil, e exige muito tempo, esforço e dedicação. Com mais de 200 milhões de blogs disponíveis na rede, você deve se orgulhar do que já conquistou --que mercado superlotado!

Todos ouvimos falar de muitos blogueiros por aí que ganham dinheiro (em alguns casos quantias enormes), e isso pode tornar a monetização interessante. Afinal, como blogueira você tem uma vantagem única sobre outros empresários que tentam iniciar uma empresa: você sabe quem são seus clientes, e eles já a conhecem e confiam em você.

O primeiro passo é ver se os produtos e serviços que você está imaginando se encaixam na marca que você construiu. Por exemplo, se a imagem que você transmite pelo seu site é de sofisticação e luxo, os artigos que você vende também devem refletir isso.

Pense em por que seus leitores a procuram, e não a outro blog. Dê uma olhada cuidadosa em que a diferencia de seus concorrentes. Muitas vezes as pessoas são atraídas a blogs por uma sensação de intimidade ou comunidade; pode ser que elas estejam interessadas em comprar os artigos que você acha interessantes, como um modo de participar ainda mais dessa experiência.

Se esse for o caso, você precisa garantir que o que você oferece é realmente original. Seus leitores e seguidores devem ver esses produtos ou serviços como diferentes de todos os outros.

Nossa equipe na Virgin enfrentou um desafio de branding semelhante no ano passado, quando lançamos os Virgin Hotels. Foi nosso primeiro empreendimento no setor de hotelaria dos EUA e --como acontece quando entramos em qualquer novo setor-- queríamos garantir que estávamos oferecendo a nossos clientes uma experiência única, de acordo com a marca Virgin.

Para tanto, decidimos criar um hotel em Chicago que fosse cheio de surpresas deliciosas para os hóspedes, algo que já tornou a Virgin famosa. Também pensamos nas coisas em outros hotéis que nos incomodam e a nossos clientes, e nos certificamos de não cometer os mesmos erros. Por exemplo, eliminamos o ar-condicionado gelado e a falta de controle da temperatura nos quartos, e garantimos que as camas fossem confortáveis e que não haveria cobranças de surpresa na saída dos hóspedes.

Afinal, construímos uma experiência hoteleira que se enquadra bem em nossa tradição de fazer as coisas de um jeito diferente, e também oferecemos soluções para muitas queixas comuns. Os hóspedes que conhecem e confiam em nossa marca podem comprar tudo de que gostarem nos nossos quartos em nossa loja online, desde a cama patenteada aos roupões luxuosos.

Como blogueira, você leva vantagem sobre outras empresas pelo fato de ter uma oportunidade única de se comunicar com seu público de maneiras que elas não podem. Por outro lado, o relacionamento entre uma blogueira de sucesso e seus leitores tende a ser uma rua de mão dupla, e você precisa evitar aliená-los quando monetizar seu blog.

Então por que não perguntar a eles se estariam interessados em comprar os produtos e serviços em que você está pensando? Talvez você já tenha mencionado alguns itens, e isso intrigou seus leitores --será que eles clicariam num botão "comprar"?

Essas perguntas a ajudarão a começar, mas você pode se envolver em uma conversa com seus leitores e perguntar coisas específicas, como se eles só querem ver os produtos que você usa.

Como blogueira, você tem uma linha direita com seus clientes e deve usar essa conexão para ajudar a tomar as melhores decisões para a comunidade que você criou. Faça de seus leitores sua primeira prioridade enquanto persegue essa ideia, e transformará sua marca em uma empresa.

Monetizar um público

Se você tem um site ou blog popular, é provável que tenha pensado em maneiras de transformar seu público em clientes. Antes de monetizar seu site, faça a si mesmo estas perguntas:

-- Os artigos ou serviços que você pretende vender realmente refletem sua marca?

-- Os artigos ou serviços que você oferece são realmente originais?

-- Você perguntou a seus leitores se eles estariam interessados em comprar os produtos e serviços que você tem em mente? E eles apenas gostariam de ver os produtos que você mesmo usa? 

Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Richard Branson

O megaempresário inglês é criador do grupo Virgin, que tem 200 companhias em mais de 30 países, incluindo a empresa aérea de baixo custo de mesmo nome.

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