Cara de mentiroso, tirando selfie e bacon: alguns dos novos emojis que estarão no seu celular em breve

da Redação - BBC Mundo

Para quem gosta de ilustrar suas mensagens e para aqueles que preferem nem escrever, a notícia é boa: um grupo de 72 novos emojis está disponível para smartphones que usam os sistemas operacionais como de Apple, Google e Microsoft.

A Unicode Consortium, organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, lançou os novos ícones. Entre eles, uma mulher grávida, uma cara de mentiroso, várias frutas e legumes e um ícone para representar aquele momento em que você está "rolando de rir".

O lançamento, porém, não ficou livre de polêmica: um emoji de rifle foi vetado pela Unicode, embora já exista um símbolo para uma arma de fogo, o da pistola. Segundo a imprensa especializada, a Apple iniciou a pressão para o veto.

  • Quatro faces do estado de calamidade pública no Rio
  • Nasa descobre asteroide que acompanhará a órbita da Terra por séculos

Conheça abaixo alguns do emojis que devem chegar em breve ao seu celular.

1. Rostos e personagens

Entre os novos emojis lançados está uma carinha "rolando de rir". Segundo a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis, o novo símbolo é equivalente à sigla ROFL, que em inglês significa "rolling on the floor laughing", ou rolando no chão de rir.

Outro novo emoji "encolhe os ombros" e serve para expressar a falta de conhecimento ou interesse em algum assunto ou situação.

Para expressar o oposto, há agora a carinha babando, que simboliza desejo por alguém ou alguma coisa.

  • 'Meu pai me injetou HIV quando eu era bebê'

Também há um ícone com chapéu de vaqueiro, um palhaço, a mulher grávida, uma carinha com náuseas e outra com o nariz crescendo como o do personagem Pinóquio - ou seja, um emoji mentiroso.

Os novos símbolos também trazem acompanhantes para velhos conhecidos: um noivo para fazer ar com a noiva, um dançarino, a mamãe Noel e um príncipe.

2. Gestos

Entre as novidades estão gestos como dedos cruzados, para desejar boa sorte, e um braço tirando uma selfie.

Também chegou um emoji mais tradicional, o aperto de mãos, e o de um gesto que parece um "me liga" (mas que também pode ser um "oi" entre surfistas).

Há ainda um novo símbolo para a palma da mão esquerda, que pode representar uma ordem para deter algo ou um "bate aqui", como a palma da mão direita que já existe desde 2010.

Outra novidade é o coração negro, para os que não gostam das cores mais tradicionais - já existiam o vermelho, amarelo, verde, azul, rosa e roxo.

3. Comidas

Frutas como o kiwi e o abacate, verduras, pães como croissant e baguete, salada, pepino e pratos como a paella e o kebab estão entre os novos símbolos.

Também há opções como bacon, ovo, frios e panquecas.

Para os que gostam de comemorações, agora existe o ícone com o brinde de duas taças de champanhe - os abstêmios, porém, podem "brindar" com um copo de leite.

4. Esportes

Talvez aproveitando os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, foi lançado um grupo com emojis de vários esportes - entre eles polo aquático, esgrima e luta livre.

Também há símbolos com medalhas, luvas de box, quimono, canoa e trave com rede.

5. Animais

O grupo de animais tem agora novidades como morcego, raposa, coruja, gorila, rinoceronte, tubarão (para os que estavam cansados de usar o golfinho) e borboleta.

6. Outros

A Unicode também incluiu itens como um carrinho de compras e um octógono vermelho - sinal de "advertência" ou "perigo".

E, se seu meio de transporte favorito é um patinete, você já pode se sentir representado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos