Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro viaja para os Estados Unidos com avião da FAB

Do UOL, em Brasília

30/12/2022 12h07Atualizada em 30/12/2022 14h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No penúltimo dia de seu mandato de presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) embarcou para os Estados Unidos nesta sexta-feira (30), no início da tarde.

Segundo apurou a coluna, uma aeronave da FAB (Força Área Brasileira) foi preparada na base área de Brasília. A previsão de partida era 13h45 —com chegada em Orlando pouco antes das 20h. O avião decolou pouco depois das 14h.

Apesar de o pouso previsto para Orlando, uma portaria publicada no Diário Oficial da União prevê a liberação de equipe de assessoramento e segurança para Bolsonaro para uma "agenda Internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no perídio de 1º a 30 de janeiro de 2023".

Auxiliares do presidente dizem que ele deve passar uns dias em Orlando antes de se deslocar para Miami.

Despedida

Atendendo aos apelos de auxiliares políticos, Bolsonaro fez hoje uma live que nomeou de "Prestação de contas e atual momento politico brasileiro". A ideia era que Bolsonaro fizesse um aceno para o seu eleitorado antes de deixar o país e reforçasse o seu papel de oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro criticou "ato terrorista no aeroporto de Brasília", defendeu seu mandato e, chorando, pediu calma aos apoiadores a partir de 1º de janeiro: "Não tem tudo ou nada".

O presidente não comentou durante sua transmissão ao vivo a respeito da viagem para os Estados Unidos. A live foi acompanhada com melancolia por um pequeno grupo de apoiadores que estava em frente ao Palácio da Alvorada, na manhã desta sexta-feira.

Petista vê 'fuga' e pede ação da Justiça

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) entrou ontem (29) com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a viagem de Bolsonaro ao exterior. Segundo o deputado, trata-se de flagrante desvio de finalidade e afronta aos princípios norteadores da Administração Pública.

"Protocolei hoje (29), na PGR representação contra Jair Bolsonaro, pela pretensão de uso indevido de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagem de cunho pessoal, com destino a Miami (EUA)", escreveu o petista nas redes sociais.

Futuro líder do governo Lula no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) relacionou a viagem de Jair Bolsonaro aos EUA a uma "fuga para escapar dos crimes que cometeu". A declaração foi dada hoje em entrevista à GloboNews.

"O atual presidente da República não está indo para os Estados Unidos. Ele está abandonando o governo da nação antes da conclusão do seu mandato. No meu entender, ele [Bolsonaro] está empreendendo fuga pelo conjunto de crimes que terá que responder", disse.