Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ministro irrita equipe econômica com fala sobre aumento no Bolsa Família

Enquanto o governo tenta arrumar a comunicação e o presidente Lula tem feito apelos para que os ministros evitem medidas polêmicas, uma declaração do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, causou perplexidade em integrantes da equipe econômica e surpreendeu a Casa Civil.

Em entrevista à DW, o ministro disse que governo estuda reajustar Bolsa Família em meio a alta de alimentos. Segundo Dias, a medida estaria sendo avaliada, e ele programa para março a entrega ao presidente Lula de um relatório com as medidas que considera importantes —como uma mudança no valor repassado aos beneficiários do programa de transferência.

Depois da publicação da entrevista, a Casa Civil divulgou uma nota em que nega qualquer estudo para reajuste.

"A Casa Civil da Presidência da República informa que não existe estudo no governo sobre aumento do valor do benefício do Bolsa Família. Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido", diz a nota do ministério comandado por Rui Costa.

O presidente Lula já cobrou publicamente que os ministros evitem tomar decisões polêmicas sem acordo com a Casa Civil, e a entrevista de Dias foi recebida com surpresa por integrantes da equipe de Costa. Segundo a coluna apurou, o ministro não tinha combinado nada com o governo antes das declarações.

Na Fazenda, também houve reação. Segundo integrantes da equipe econômica, esse tipo de declaração incentiva novos ruídos e tem potencial de mexer com o câmbio novamente numa semana em que o cenário estava melhorando.

A avaliação é de que parte do patamar alcançado pelo dólar hoje —que chegou a R$ 5,79— pode ter sido um reflexo de mais um erro de comunicação do governo.

Em nota divulgada à noite, o ministro Wellington Dias "esclarece que não há nenhum estudo em andamento sobre o aumento do valor do benefício do Bolsa Família e nem agenda marcada para tratar do tema". Ainda de acordo com a nota, "todas as ações do ministério são tomadas em conformidade com as diretrizes do governo federal, especialmente no que diz respeito à responsabilidade fiscal".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.