Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Avante avança nas emendas em troca de apoio a candidato de Lira

Com apenas sete deputados, o partido Avante já executou mais de 90% das suas emendas parlamentares, contra a média de 70% dos outros partidos. Essa taxa se deve à proximidade entre o presidente do partido, Luís Tibé, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, que querem emplacar Elmar Nascimento na sucessão da Casa, explicou o colunista José Roberto de Toledo no Análise da Notícia desta quarta-feira (3).

[O partido] Tem um dono: Luís Tibé, deputado federal de Minas Gerais no quarto mandato e ex-vereador de Belo Horizonte. Ele manda no partido desde que se chamava PT do B (Partido Trabalhista do Brasil). Fora o Tibé, tem seis deputados. Desses sete, cinco são de Minas Gerais, sendo o mais famoso o André Janones. Tem outros deputados, como Bruno Farias, que é aquele deputado de primeiro mandato que conseguiu aprovar o piso da enfermagem.

E tem o deputado Pastor Sargento Isidório, que é um dos meus parlamentares prediletos, que vai à Câmara vestido com a farda de sargento da PM baiana e mantém um centro de reabilitação de pessoas que fazem uso de drogas na periferia de Salvador em que ele exibe alguns cajados de madeira como instrumentos de reabilitação.

Até agora, o partido já executou 96,82% de suas emendas parlamentares, o que é um número acima da média em comparação aos outros partidos.

O que explicaria o fato de um partido deste tamanho, só com sete deputados, ter conseguido executar, até agora, 96,82% das suas emendas parlamentares, batendo todos os outros partidos.

Estamos no dia 3 de julho, e os caras já executaram praticamente tudo. Todos os sete deputados conseguiram executar mais de 90% das suas emendas ao orçamento, a média está em 70%. Está muito acima da média.

Toledo relembrou que Tibé estava presente no "lançamento formal" da candidatura de Elmar Nascimento à presidência da Câmara, que é o candidato de Arthur Lira.

O Tibé é um cabo eleitoral de Arthur Lira, um grande amigo. Ele não só é um cabo eleitoral, como é um dos poucos deputados que participou daquela festança na Ilha Suarez, no réveillon, que atraiu um monte de poderosos, entre eles Arthur Lira.

Não foi um evento qualquer, foi o evento que marcou o lançamento formal da candidatura do candidato do Arthur Lira à sua própria sucessão na presidência da Câmara, Elmar Nascimento.

Continua após a publicidade

Tem essa ligação do Tibé com Lira, que se confirmou agora em março quando Lira levou Tibé com ele para visitar a Assembleia Nacional de Portugal. Uma visita oficial da Câmara dos Deputados.

Para o colunista, essa ligação se deve à sucessão na presidência da Casa.

Ao que tudo indica, essa alta taxa de atendimento de demandas dos deputados do Avante se deve a essa proximidade do seu presidente do partido com o presidente da Câmara e ao fato de ele ser um dos cabos eleitorais de Elmar Nascimento nessa campanha para suceder Lira.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes