Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Bolsonaro foge para embaixada enquanto Lula segurou a onda diante da prisão

Bolsonaro nem foi denunciado ainda por golpe de Estado e já testa formas de fugir da Justiça, como os dois dias em que permaneceu escondido na Embaixada da Hungria. Lula, já condenado, mesmo com pedidos de aliados e convites de nações estrangeiras, bateu o pé e disse que não fugiria.

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro após ter o passaporte retido. Imagens de câmeras de segurança mostram o ex-presidente se encontrando com o embaixador Miklos Halmai, representante do autocrata Viktor Orbán, segundo reportagem do jornal The New York Times. Na prática, houve um pocket asilo a Bolsonaro, uma vez que terreno de embaixada conta, por convenções internacionais, com imunidade.

Questionado, ele não negou que permaneceu lá dentro.

Em uma gravação feita em 7 de abril de 2018, antes de se entregar à Polícia Federal para cumprir pena devido à condenação pela Lava Jato, Lula disse que "não quis fugir porque quem é inocente não corre, enfrenta os problemas".

O petista ainda afirmou, de forma profética, que "se tem político que não tem honra e não se defende, eu tenho muita honra e quero me defender".

"Primeiro, eu não tenho medo das denúncias contra mim, porque sou inocente. E não sei se meus acusadores são inocentes. Segundo, eu poderia ter fugido. Estive na divisa do Paraguai com o Brasil, estive em Foz do Iguaçu, vizinho do Uruguai e da Argentina. Eu poderia ter saído, poderia ter ido para uma embaixada", afirmou."

Ironicamente, Bolsonaro sugeriu que Lula tentaria conseguir asilo político na Etiópia para fugir de uma ordem de prisão após o julgamento do recurso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Era janeiro de 2018 e Jair, pré-candidato à Presidência da República, atiçava seus seguidores em um vídeo pelas redes sociais.

Agora, seis anos depois, compreende-se que a declaração de Bolsonaro, mais do que uma denúncia, era uma projeção do que ele próprio faria no lugar do petista.

Ao responder a jornalistas sobre o caso, na noite desta segunda (25), Bolsonaro fugiu de detalhar o que estava fazendo na embaixada, perguntando — imerso em óleo de peroba — se era crime dormir por lá. E lançou um monte de cortina de fumaça:

Continua após a publicidade

"Tenha santa paciência, deixa de perseguir. Quer perguntar da baleia? Da Marielle Franco? Eu passei seis anos sendo acusado de ter matado a Marielle Franco. Acabou o assunto agora? Vamos falar dos móveis do [Palácio da] Alvorada. Fui acusado de desviar 268 móveis".

Ainda deputado federal, Bolsonaro disse: "O soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde".

E o soldado que vai à guerra e, com medo de ser preso, foge e se esconde por dois dias em uma embaixada estrangeira? A "coragem" de Jair torna o ex-presidente um desertor da própria causa.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL