Topo

Reinaldo Azevedo

General Heleno, "You've got a friend"

Azevinho: planta simpática, com frutos vermelhos, mas alguns espinhos nas folhas... - Reprodução
Azevinho: planta simpática, com frutos vermelhos, mas alguns espinhos nas folhas... Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

28/04/2020 17h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O general Augusto Heleno, chefe do Gabinete da Segurança Institucional, não gostou de um post em que afirmei que foi Jair Bolsonaro quem escolheu Alexandre Ramagem — por enquanto nomeado diretor-geral da Polícia Federal — para chefiar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), subordinada a seu gabinete.

Heleno é meu leitor e meu ouvinte. Não ousaria dizer admirador. Mas ele gosta de me enviar recados pelo Twitter. O mais recente é este, em duas mensagens:

Diretor da Agência Brasileira de Inteligência é cargo de confiança. Escolhi, pessoalmente, o Del Alexandre Ramagem. O Pres Rep e o Senado aprovaram. O Dir da ABIN possui um gabinete no GSI e despacha com o Ministro, pelo menos, uma vez por dia. #ficaadica

Aos jornalistas Aze(ve)dos. Informem-se, com os servidores da ABIN, sobre o excelente trabalho desenvolvido pelo Delegado Ramagem, sob meu comando. Conheçam o novo conceito de inteligência, na era digital. Sugiro que não comentem sobre o que desconhecem.

RESPONDO
General Heleno... Sempre um cavalheiro! Quando faz um trocadilho, ele avisa, apelando a parênteses, eliminando o risco de não ser compreendido. Assim, "Aze(ve)do", se vocês não entenderam, quer dizer "azedo".

Mas eu estou como a raposa de "O Pequeno Príncipe": conquistei o general e agora sou responsável por ele. Heleno me convida a fazer uma consulta a funcionários da Abin. Sempre pensei que os agentes de Inteligência não saíssem por aí exibindo crachá, o que seria pouco inteligente. Mas vá lá.

Acha que não entendo o novo conceito de Inteligência na era digital. O que é isso, general!? Foi Ramagem quem o orientou a expor seus dados pessoais nas redes ao exibir seu exame sobre coronavírus? A moçada aproveitou até para filiá-lo ao PT. Na próxima, a gente filia o senhor à Gaviões da Fiel. Fique em paz, general! Ah, sim: "Azevedo" vem de "azevinho", uma planta cujas folhas têm, bem..., espinhos. Mas dão uns frutos muito simpáticos, só que com viês ideológico: são vermelhos. Nos EUA, o azevinho é uma planta... republicana!

Meu caro general, "when you're down and troubled and you need a helping hand... And nothing, nothing is going right. Close your eyes and think of me and soon I will be there to brighten up even your darkest night"...