PUBLICIDADE
Topo

Tereza Cristina quer retirar de Guia Alimentar dados sobre ultraprocessados

Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. No UOL, Reinaldo trata principalmente de política; envereda, quando necessário - e frequentemente é necessário -, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Colunista do UOL

17/09/2020 15h25

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pediu ao ministro Eduardo Pazuello, da Saúde, a retirada do Guia Alimentar para a População Brasileira para uma "ampla revisão". A pasta rebate menções do documento que relacionam os alimentos ultraprocessados a uma nutrição desbalanceada, e chama de "pseudocientíficos" dados que relacionam determinadas práticas agrícolas a efeitos ambientais adversos.

Em nota técnica encaminhada a Pazuello, à qual o GLOBO teve acesso, a pasta da Agricultura afirma que a classificação de alimentos do guia pelo nível de processamento é "confusa e incoerente" e que se caracteriza em "evidente ataque sem justificativa à industrialização".

Entidades ligadas à nutrição veem a tratativa como uma forma de beneficiar a indústria alimentícia em detrimento da saúde da população.(...)

Leia íntegra em O Globo.