PUBLICIDADE
Topo

Reinaldo Azevedo

Em formatura, Ernesto Araújo ataca globalismo e João Cabral de Melo Neto

Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. No UOL, Reinaldo trata principalmente de política; envereda, quando necessário - e frequentemente é necessário -, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Colunista do UOL

22/10/2020 17h40

Ao participar de uma formatura do Instituto Rio Branco nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, criticou o escritor e diplomata João Cabral de Melo Neto, escolhido como patrono da turma. O chanceler afirmou que o escritor tinha uma "grande sensibilidade para o sofrimento do povo brasileiro", mas disse que, talvez, tenha ido para o "lado errado do marxismo e da esquerda".

— Sua utopia, esse comunismo brasileiro de que alguns ainda estão falando até hoje, consistia em substituir esse Brasil sofrido, pobre e problemático por um não-Brasil, um Brasil sem patriotismo, sujeito naquela época, anos 50, 60, aos desígnios de Moscou, e hoje, nesse novo conceito de comunismo brasileiro, sujeito ao desígnios sabe-se lá de quem — afirmou o chanceler durante a cerimônia em Brasília.(...) Leia íntegra em O Globo.